Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

SES reforça vacinação em municípios com programa Imuniza Mais MT

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça a vacinação nos 141 municípios de Mato Grosso por meio do Imuniza Mais MT. Em maio, a unidade móvel do programa percorreu sete municípios e vacinou a população contra a Covid-19 e demais doenças imunopreveníveis, que integram a rotina do calendário nacional de imunização.

De janeiro a abril de 2022, a SES atendeu os municípios de Sinop, Sorriso, Juruena, Juína, Brasnorte, Cotriguaçu e Castanheira, contemplando 3.319 pessoas, com 5.576 doses aplicadas.

O projeto Imuniza Mais MT é desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, com o objetivo de auxiliar os municípios do estado nas ações de imunização e atualização das carteiras de vacina. O trabalho segue o planejamento do calendário vacinal e do Plano Nacional de Imunização da Covid-19, além das normas e técnicas da Vigilância.

Para a superintendente de Atenção e Vigilância à Saúde da SES-MT, Alessandra Moraes, o programa apoia os municípios na aplicação da vacina, principalmente em locais de difícil acesso. “Com as baixas coberturas vacinais, três campanhas de vacinação acontecendo e a circulação do vírus do sarampo no estado, as unidades móveis são uma estratégia importante para a execução de ações que visam à melhoria da cobertura nos municípios”, explicou a gestora.

Leia Também:  Capacitações da CGE superam 24 mil pessoas em três anos

A carreta do Imuniza Mais MT é disponibilizada aos municípios que solicitam apoio e tem o objetivo de melhorar os índices de cobertura vacinal e prevenir doenças. A estrutura móvel conta com duas equipes técnicas, compostas pelo total de seis profissionais da saúde.

Dentro da unidade móvel, existe estrutura adequada para a aplicação das vacinas, conforme a orientação do Ministério da Saúde.

Para a enfermeira chefe de uma das equipes do projeto, Célia Limonge, esse trabalho é relevante, pois a ação consegue, em pouco tempo, alcançar as pessoas que ainda não se vacinaram. “Às vezes os moradores entram no caminhão por curiosidade e com a ideia formada em não se vacinarem, mas por meio do diálogo com os profissionais de saúde, essas pessoas acabam compreendendo a importância da vacina e aceitando a vacinação”, explicou a enfermeira.

A equipe técnica é capacitada para a ação e estabelece diálogo com a população. “Mostramos a todos a eficácia e a importância dos imunizantes”, conclui.

Imuniza Mais MT

O programa Imuniza Mais MT é uma estratégia de apoio aos municípios no fortalecimento de ações de imunização. A iniciativa tem o objetivo de proteger a população do estado de Mato Grosso de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação.

Leia Também:  Sema-MT realiza manhã de atividades com crianças sobre a importância da água para a vida

A duração do programa é de quatro anos (2020-2023), período em que se prevê a realização de diversas ações com investimento em infraestrutura e logística, capacitações, regulamentação de legislação, repasse de incentivo financeiro, comunicação e mídia. É importante ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza que a estratégia de vacinação é uma responsabilidade dos municípios.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Inscrições para o SuperChef da Educação 2024 continuam até quinta-feira (16)

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA