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Sesc-MT oferece oficinas de sustentabilidade, ciências e robótica gratuitas

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As oficinas do ‘Sesc Maker’, promovidas pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), abordam a ciência mecânica e a robótica, e incentivam a criatividade de crianças e adolescentes de forma divertida e lúdica. Em agosto, o projeto está sendo realizado nas unidades de Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres e Dr. Meirelles, em Cuiabá.

“O ‘Sesc Maker’ tem como objetivo trabalhar estímulos que auxiliam no desenvolvimento da capacidade motora, cognitiva e criativa nas crianças”, informa a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo.

No Sesc Alta Floresta, uma oficina de sustentabilidade será promovida no dia 10 de agosto (quinta-feira), para reforçar a conscientização ambiental de maneira dinâmica por meio da produção de um avião sustentável de papelão.

No dia 12 de agosto (sábado), o Sesc Barão de Melgaço realiza a oficina de dominó de papelão. As crianças e adolescentes aprendem o conceito de reciclagem ao reaproveitarem materiais para a produção de novos elementos de forma interativa.

Em Cáceres, a oficina de robótica ocorre no dia 18 de agosto (sexta-feira), às 14h. As inscrições ocorrem via agendamento escolar, na coordenação da unidade. Durante o encontro, serão produzidas mãos e garras robóticas, além de robôs confeccionados com materiais recicláveis.

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Já o Sesc Dr. Meirelles, em Cuiabá, promove a oficina de dominó de papelão para crianças maiores de 10 anos, no dia 19 de agosto (sábado). O projeto visa o aprendizado sobre os princípios da sustentabilidade por meio do material reciclável, reaproveitando o mesmo para a criação de novos brinquedos. Os interessados devem realizar a inscrição prévia na coordenação da unidade ou pelo link: bit.ly/makerDM

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

SERVIÇO

 

Oficina de avião de papelão no Sesc Alta Floresta

Quando: Dia 10 de agosto (quinta-feira), às 17h

Onde: Sesc Alta Floresta (Rua C3, s/n, Setor C, Alta Floresta – MT)

Entrada gratuita

 

Oficina de dominó de papelão no Sesc Barão de Melgaço

Quando: Dia 12 de agosto (sábado), às 9h

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Onde: Sesc Barão de Melgaço (Rua Lourenço da Silva Taques s/nº – Vila Recreio, Barão de Melgaço-MT)

Entrada gratuita

 

Oficina de robótica no Sesc Cáceres

Quando: Dia 18 de agosto (sexta-feira), às 14h

Onde: Sesc Cáceres (Rua da Membeca, s/n, Loteamento COC, Cáceres-MT)

Inscrição: Via agendamento escolar

Entrada gratuita

 

Oficina de dominó de papelão no Sesc Dr. Meirelles | 6 a 12 anos

Quando: Dia 19 de agosto (sábado), às 9h

Onde: Sesc Dr. Meirelles (Av. Dr. Meirelles, nº 3.476, São João Del Rei, Cuiabá – MT

Inscrição:  Na coordenação do Sesc Dr. Meirelles ou pelo link: bit.ly/makerDM

Entrada: Gratuita para comerciários, pessoa com deficiência, doadores de sangue e idosos com mais de 60 anos. Público-geral: R$17,00 (meia) e R$35,00(inteira)

 

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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