MATO GROSSO
Sesp promove 1º Fórum Estadual de Operações Lei Seca em Cuiabá
MATO GROSSO
O evento começa às 8h, com o credenciamento dos servidores de Cuiabá e do interior do estado. A partir de 9h, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, fará a abertura oficial.
Durante o fórum, serão realizadas palestras sobre temas como crimes de trânsito, enfrentamento à violência no trânsito, aspectos históricos da Lei Seca no Brasil e a importância dela na redução de mortes e lesões no trânsito.
Também haverá mesas de debate entre os palestrantes, autoridades de trânsito e os participantes do fórum. Ao final do dia, será formulada uma carta com propostas de melhorias para um trânsito mais seguro.
O fórum contará com a participação de autoridades das instituições de segurança pública, de fiscalização de trânsito e do Poder Judiciário.
Programação
8h – Credenciamento dos participantes
8h50 – Composição da mesa de autoridades e abertura oficial
9h15 – Coffee break
9h30 – Palestras – Crimes de Trânsito e o Sistema de Justiça no enfrentamento à violência no trânsito – Dr. Joao Bosco Soares da Silva – Juiz de Direito da 10ª Vara Criminal de Cuiabá
10h10 – Dra. Sasenazy Daufenbach – Promotora de Justiça;
11h – Mesa de debates
12h – Intervalo para almoço (até as 13h45)
14h – Palestra 3 – Legislação de Trânsito com aspectos históricos da Lei Seca no Brasil e sua importância na redução de mortes e lesões no trânsito – Ordeli Savedra Gomes – especialista em Gestão e Legislação de Trânsito
15h15 – Coffee break
15h30 – Abertura da mesa de debates – Operações Lei Seca em Mato Grosso
17h – Carta de propostas
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.