Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc capacita profissionais de 63 municípios de MT sobre Cadastro Único

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) capacita profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 63 municípios de Mato Grosso sobre o Sistema do Cadastro Único – V7 (CadÚnico). A capacitação teve início nesta segunda-feira (11.06) e será concluída na próxima sexta-feira (21), com a participação de 100 técnicos das equipes municipais do CadÚnico.

O curso tem quatro turmas, compostas por entrevistadores, operadores e coordenadores Municipais do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

O objetivo da capacitação é apresentar detalhadamente os conceitos e regras do sistema operacional do Cadastro Único aos profissionais que não participaram da capacitação em anos anteriores.

A gestão estadual de Mato Grosso apoia a ação com o trabalho de mobilização, inscrição e monitoramento do curso, para garantir um maior número de participantes e, assim, alcançar as metas propostas.

O sistema e a operacionalização da capacitação são de responsabilidade da Caixa Econômica e 100% custeadas pelo Ministério de Desenvolvimento de Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Em contrapartida, a secretária adjunta de Assistência Social (Saas), Leicy Vitorio, ressaltou a importância da capacitação, visto que o CadÚnico é considerado “porta de entrada” a todos os benefícios e programas sociais, seja a nível federal, estadual ou municipal.

Leia Também:  "A retratação do Carrefour mostra a força do nosso agronegócio", afirma governador

“A partir do momento que o CadÚnico é a ‘porta de entrada’ para os beneficiários, eles precisam ter esse cadastro sempre atualizado. Daí a necessidade da equipe técnica municipal do CAD/PBF ter o conhecimento de quais são as funcionalidades que o cadastro disponibiliza. Trazendo ao nível estadual, é por meio do CadÚnico que as famílias mato-grossenses podem ter o acesso ao Programa SER Família”, afirmou a secretária Leicy.

A capacitação do Sistema do Cadastro Único compõe as ações do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do CadÚnico (PROCAD-SUAS). Isso porque a Setasc segue a Resolução CNAS/MDS n.º 96, publicada no Diário Oficial da União em 16 de fevereiro, que instituiu o PROCAD-SUAS com o objetivo de qualificar e fortalecer as ações de Gestão do Cadastro Único.

A entrevistadora do CadÚnico no município de Nova Bandeirantes (989 km de Cuiabá), Thaís Rodrigues de Souza, pontuou que a iniciativa do Governo Estadual em realizar o treinamento é de suma importância, principalmente para os novos profissionais.

“Eu estou há três meses trabalhando como entrevistadora e ter esse momento de capacitação é excepcional. Às vezes, ficamos com dúvidas sobre alguma demanda e ter cursos como esse, traz o conhecimento para que possamos desenvolver o nosso trabalho”, disse.

Leia Também:  União de cores e esperança: a jornada de solidariedade contra o câncer e outras doenças

Para a profissional do município de Juína (737 km de Cuiabá), Kenia Guilherme Moreira, que trabalha há um ano como entrevistadora o treinamento também possibilita aos participantes serem multiplicadores nos municípios.

“Apesar de estar há um ano como entrevistadora é a primeira vez que participo do treinamento. Anteriormente, as outras profissionais que participaram compartilharam com equipe o conhecimento adquirido. Quem vem no treinamento, além de desenvolver o trabalho com maior propriedade, acaba se tornando multiplicador quando chega no município. O que eu tenho de conhecimento veio desse curso, por meio das minhas colegas e hoje, eu também posso fazer o mesmo assim que retornar”, declarou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Academias ao ar livre incentivam práticas saudáveis à população; 90 são instaladas com recursos estaduais

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA