Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc entrega água para pessoas em situação de rua em pontos estratégicos de Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Devido à intensa onda de calor que tem atingido Cuiabá nos últimos dias, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Segurança Alimentar do Estado, tem ofertado água mineral, diariamente, para pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social em Cuiabá.

A ação é realizada a partir das 17 horas, junto com a entrega de marmitas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa SER Família Solidário, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

As entregas de marmitas e de água são feitas em pontos estratégicos da Capital, como, por exemplo, o Beco do Candeeiro, Praça Ipiranga, região do Porto, região da Rodoviária e do Estádio Dutrinha, nas proximidades do Cemitério da Liberdade, e da Praça do Baú.
A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, explicou que desde 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19, é realizada a entrega de marmitas para pessoas em situação de rua e em condições de vulnerabilidade social, e, que devido às altas temperaturas também é feita a entrega de água.

“Para essas pessoas que estão em situação de rua e de vulnerabilidade social nem sempre é possível o acesso a água mineral gelada para matar a sede e se manter hidratadas nesse calor que faz em Cuiabá. Por isso, decidimos inserir o oferecimento de água para essa população durante a entrega das marmitas. A gente sabe que a ingestão de água é essencial nesse período de altas temperaturas e ofertar água é o mínimo que o Governo do Estado pode fazer para dar um condição mais favorável para que essas pessoas possam passar por esse período”, ressaltou a secretária.

Leia Também:  TCE-MT amplia debate sobre doação de medula óssea em parceria com o MT-Hemocentro
A superintendente de Segurança Alimentar da Setasc, Juciane Marta, explicou que o fornecimento começou em setembro.

“Essa entrega será feita até que minimize esse calor intenso que estamos tendo em nossa cidade. É uma forma de hidratar essa população. Sabemos que para muitos de nós é um simples copo de água, mas para a população em situação de vulnerabilidade social é de grande valia para estar se hidratando e passar por esse período de calor excessivo da nossa cidade”, enfatizou.

O servidor da Setasc, responsável pelas entregas, tanto de marmitas quanto de água para a população vulnerável e de rua, Rodrigo da Silva Martins, lotado na Superintendência de Segurança Alimentar, citou a importância dessa ação social.
“Esse é um trabalho muito importante, porque é uma garantia de direitos humanos, a água, alimentação, são direitos fundamentais que todos os seres humanos têm simplesmente por nascer, então nós estamos aqui garantindo esse direito. O Governo do Estado tem esse olhar sensível, responsável e comprometido com a sociedade de proporcionar isso para as pessoas e, diante de tantas políticas que existem e as políticas que temos de objetivos para 2030, o mundo inteiro está nessa luta e combate à fome. O Governo do Estado vem se destacando através dessas ações da primeira-dama, de garantir direito e cidadania a todas as pessoas “, afirmou.
A entrega de marmitas vem sendo realizada de forma ininterrupta desde o dia 23 de março de 2020, e idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes.
A moradora da zona central da capital, Creudinete Ramos, natural de Alto Paraguai (198 km de distância de Cuiabá), contou que fica feliz pela ação social, e que a entrega de marmita e água a auxilia muito porque, segundo ela, não tem fogão no local em que está alojada.
“Ajuda muito, não tenho fogão lá (casa), e também não é fixo né, sempre estou viajando pra Alto Paraguai porque eu sou de lá, eu nem paro em casa, fico indo e voltando. A entrega de água ajuda bastante também”, destacou.
Auro Sivestri, também morador da região do centro de Cuiabá, parabeniza os envolvidos no trabalho comunitário e percebe a atenção dada para as pessoas de classe média baixa de algumas regiões da capita. “Ajuda bastante para quem não tem uma classe social mais privilegiada”, ressaltou.
Regularmente, são servidas cerca de 200 marmitas e mais de 300 copos de água por dia, quantidade essa que pode ser alterada de acordo com a demanda.
Altas temperaturas
Cuiabá passa por um período de altas temperaturas, batendo recordes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas se destacaram nos meses de inverno. O aquecimento foi impulsionado pela presença de intensas massas de ar quente e seco, com temperaturas acima de 30ºC em grande parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, foram observados mais de 70 dias de calor intenso durante a estação.
Alguns dos maiores índices de temperatura máxima registrados nas estações meteorológicas do Inmet ocorreram em Cuiabá (MT), com 41,8ºC, no dia 23 de agosto e 41,6°C, no dia 11 de setembro.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Botelho promete zerar criminalidade no Centro Histórico com vigilância reforçada e ação da Guarda Municipal

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  TCE-MT amplia debate sobre doação de medula óssea em parceria com o MT-Hemocentro

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA