MATO GROSSO
Setasc inicia primeira turma do SER Família Capacita na Fundação Nova Chance
MATO GROSSO
Programa, de iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes, tem como objetivo proporcionar o retorno ou ingresso ao mercado de trabalho
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ressaltou a importância da realização do curso pelos egressos do Sistema Penitenciário para a facilitação na reinserção na sociedade e na promoção da justiça social.
“A ocupação produtiva e a integração social dos egressos ajudam na prevenção da violência e criminalidade. Investir em cursos de qualificação para egressos é uma maneira eficaz e humanitária de promover a justiça social. A qualificação facilita a reintegração à sociedade, auxiliando a reconstruir uma nova vida. Desejo que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade”, disse.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, explicou que esta primeira turma da parceria com a Nova Chance é composta por egressos que já trabalham na Setasc por meio de convênio com a Fundação.
“Nós já temos um convênio com a Nova Chance, por meio do qual damos a oportunidade para que os egressos do Sistema Penitenciário possam retornar ao mercado de trabalho, desempenhando funções dentro da própria Setasc. E agora, com o SER Família Capacita, pensado pela nossa primeira-dama Virginia Mendes justamente para dar a oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, para voltar ao mercado de trabalho por meio da qualificação, nós queremos dar os meios para que estes trabalhadores possam se capacitar e conquistar novos espaços profissionais e melhorias de vida. Por isso, tivemos a iniciativa de começarmos essa nova parceria com a Fundação”, ressaltou a secretária.
A diretora executiva da Fundação Nova Chance, Beatriz Dziobat, ressaltou que a realização do curso do SER Família Capacita é a efetivação do que é proposto pela instituição, que é trabalho somado à qualificação.
“Essas pessoas que estão aqui trabalham por meio da intermediação e hoje a gente busca a capacitação, porque nós queremos que eles saiam de mão de obra de serviços gerais, nós queremos pessoas qualificadas. Nós queremos que as pessoas do Sistema Penitenciário tenham oportunidades em grandes empresas, no mercado formal do trabalho, e é pra isso que a gente está aqui todos os dias”, disse.

Benedito Marques Moreira Neto, assistido pela Fundação Nova Chance e aluno do do SER Família Capacita, agradeceu a oportunidade de fazer o curso de Assistente Administrativo.
“Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por essa oportunidade tão importante na minha vida, agradecer minhas chefes, dona Isabela e dona Michele, e a secretária Bugalho. Estou me sentindo muito orgulhoso por estar aqui hoje, é lindo demais, estou muito feliz. Vai mudar muita coisa na minha vida, porque passei por muita coisa ruim e hoje estou me sentindo muito importante. Só tenho a agradecer à primeira-dama Virginia Mendes e ao governador Mauro Mendes por essa oportunidade”, ressaltou.

Para Laura Daniele Neves de Souza, também colaboradora da Setasc e aluna do curso, com a capacitação ela terá mais conhecimento, e mais oportunidades para melhorar de vida.
“Vim fazer o curso para futuramente trabalhar na área de Administração. Creio que vou aprender mais, ter uma renda e interagir melhor na sociedade porque a gente tem um passado, e estar recebendo essa oportunidade agora pela Funac e pela Setasc, é muito bom. Pra mim é muito grande essa oportunidade, eu que estou ressocializando, vim de um passado negro, então chegar onde estou chegando, trabalhando, me esforçando, tem que ter muita gratidão por isso, só tenho a agradecer pela oportunidade”, disse.
Ela completou: “Faz 30 anos que eu não entro em uma sala de aula. Eu estou sem palavras, estou muito emocionada, estou feliz demais. Nem acredito. Só posso agradecer e aproveitar a oportunidade”.
O curso de Assistente Administrativo do SER Família Capacita, para os assistidos da Fundação Nova Chance, e que são colaboradores da Setasc terá duração de 160 horas.


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
ARTIGOS7 dias atrás
Brasil: Polarização e a Estrada do Caos – Reflexão sobre o extremismo político e a urgência do diálogo
-
MATO GROSSO23 horas atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO23 horas atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025