Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc realiza reunião de acompanhamento de beneficiários do programa SER Família em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, na noite desta segunda-feira (06.11), a reunião de acompanhamento com beneficiários do programa SER Família, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. Cerca de 350 moradores do Bairro 1º de Março, em Cuiabá, participaram do encontro.

A reunião, realizada na Igreja São José, também contou com a presença de moradores de bairros adjacentes, como o Jonas Pinheiro e Três Barras.

Aos beneficiários, a Setasc apresentou o programa SER Família Capacita, que oferta cursos gratuitos de capacitação. A qualificação de ao menos um membro da família é um dos requisitos necessários para a manutenção do benefício. Atualmente, em Cuiabá, 8.600 famílias são beneficiadas com cartões do SER Família.

Segundo a secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel, a reunião teve objetivo de realizar o acompanhamento das famílias atendidas pelo programa.

“Essa é a segunda reunião que realizamos para acompanhar as famílias beneficiadas pelo Programa SER Família, que é um dos maiores programas da assistência social do Governo de Mato Grosso. Para que ele exista, há algumas condicionalidades, entre as quais o acompanhamento familiar. Viemos falar sobre o que é o programa, o que ele traz de melhoria às famílias e, para além disso, que os beneficiados comecem a se enxergar em uma capacitação e futuramente no mercado de trabalho”, afirmou a secretária adjunta Juliane Maciel.

Leia Também:  Encerra nesta sexta-feira (21) prazo para inscrição definitiva e registro de candidatura da 2ª etapa de seletivo para o Conselho Tutelar

A presidente do Bairro 1º de Março, Regina Lúcia Santos, destacou a importância do Programa SER Família na vida dos moradores, em especial o programa estadual de qualificação profissional, SER Família Capacita.

“Seja com os cartões do SER Família que ajudam na compra de alimentos, ou com o SER Família Capacita com os cursos. São benefícios muito grandes. O programa já trouxe alguns cursos de qualificação para a nossa comunidade e sou muito grata pela parceria. Para a gente, que vivencia esse progresso e vê as mulheres e jovens se capacitando, é gratificante. Hoje mesmo, enquanto estamos na reunião, o curso de camareira está acontecendo. Só tenho a agradecer à primeira-dama, Virginia Mendes e à toda equipe da Setasc que trabalha muito com o intuito de melhorar a vida das pessoas”, disse Regina.

A dona de casa Gedaias Pereira, moradora do 1º de Março, é uma das beneficiárias do Programa SER Família e se diz abençoada e grata.

“Esse auxílio é uma grande ajuda. Eu sou sozinha e tenho problemas de saúde. Por isso, é muito difícil, mas mesmo assim não desisto. Fiz o curso de confeiteira e já consegui uma encomenda aqui, outra ali. Sou muito grata pela oportunidade, porque eu não teria condições de pagar um curso desse. Tenho certeza que vai ajudar muitas famílias a conseguirem um emprego”, declarou.

Leia Também:  Vídeo: Começa hoje em Cuiabá a Festa de São Benedito:

“Eu tenho o cartão SER Família Criança e ele ajuda bastante. A gente vai no mercado, leva as crianças e eles ficam felizes. Quero agradecer a dona Virginia e ao governador por ajudar tantas famílias. Que Deus os abençoe sempre”, afirmou Auciléia Silva Costa, moradora do Bairro Três Barras.

O intuito é que outras reuniões sejam realizadas em mais bairros da Capital. As reuniões são necessárias para o acompanhamento familiar dos beneficiários do SER Família em Cuiabá, realizado pela Setasc. Nos municípios do interior, o acompanhamento é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Encerra nesta sexta-feira (21) prazo para inscrição definitiva e registro de candidatura da 2ª etapa de seletivo para o Conselho Tutelar

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Nova praça de Chapada dos Guimarães não terá nenhuma árvore cortada e projeto foi aprovado pelo Iphan

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA