Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc realiza treinamento para novos agentes do Sine de quatro municípios

Publicados

MATO GROSSO

Curso tem como público-alvo novos coordenadores e atendentes da Rede Sine

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) iniciou nesta segunda-feira (26.02) treinamento voltado aos novos agentes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Mato Grosso. A capacitação acontece na unidade do Ganha Tempo Ipiranga, em Cuiabá. Buscando garantir a melhoria no atendimento do órgão nos municípios, a iniciativa segue até sexta-feira (01.03).

O treinamento desta semana conta com a participação de seis agentes, entre coordenadores e atendentes, dos municípios de Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Diamantino e Jaciara.

Segundo a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, o treinamento tem o objetivo de credenciar os novos agentes para atuarem com um serviço de qualidade para a população.

“Eles são instruídos com toda a normativa que rege o Sistema Nacional de Emprego, para que no momento do atendimento, possam prestar um bom serviço ao cidadão. É necessário que os postos do órgão tenham um atendimento acolhedor às pessoas que o procuram para conseguir um emprego, sendo que muitos deles estão em situação de vulnerabilidade”, disse.

De acordo com o diretor de Gestão Social do município de Campo Novo do Parecis (388 km de Cuiabá), Danilo Castro, a capacitação é de suma importância para que possa transmitir o conhecimento adquirido no treinamento, aos demais servidores.

Leia Também:  Com mais de 1 milhão de acessos, Portal Transparência teve quase 90 melhorias em 2022

“Nós necessitamos de atualização a fim de aprimorar os atendimentos à população. Por isso, buscamos levar ao nosso município tudo que aprendemos aqui para que tenhamos atendimentos mais assertivos, com qualidade e excelência”, declarou.

Durante os cinco dias de treinamento, os novos profissionais serão capacitados sobre as funcionalidades do sistema operacional do Ministério do Trabalho e Emprego disponíveis às unidades do Sine-MT, e com orientações sobre a intermediação de mão de obra, que tem como objetivo a colocação de trabalhadores no mercado de trabalho por meio de vagas captadas junto a empregadores, de modo a reduzir o tempo de procura de emprego por meio da mediação entre oferta e demanda de trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Período proibitivo do uso de fogo na Amazônia e Cerrado começa nesta segunda-feira (1º)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA