Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setor da construção civil registra aumento de 57% nas contratações em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

O setor da construção civil em Mato Grosso apresentou um desempenho notável no primeiro semestre de 2024, com um aumento significativo de 57% nas contratações em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esse crescimento resultou na criação de 9.885 novos empregos no setor, refletindo uma recuperação robusta e a expansão das atividades de construção no estado.

Durante os primeiros seis meses de 2024, Mato Grosso registrou um total de 352.506 admissões e 310.798 demissões, resultando em um saldo positivo de 41.711 novos empregos. Este aumento de 3% em relação ao saldo de empregos do primeiro semestre de 2023 evidencia uma tendência de crescimento constante no mercado de trabalho local.

Destaca-se que as obras de infraestrutura desempenham um papel crucial nesse cenário, representando 54% das novas vagas criadas no setor. Esse segmento tem impulsionado a demanda por profissionais qualificados e o desenvolvimento de projetos essenciais para o avanço das infraestruturas do estado.

Robson Yanagawa, engenheiro e proprietário da Construtora Yanagawa, avalia que os resultados refletem um mercado positivo tanto para a capital quanto para as cidades do interior do estado que estão em pleno desenvolvimento.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com tabletes de maconha em Peixoto de Azevedo

“Esse cenário positivo se deve à quantidade de obras públicas em andamento, refletindo um estado pujante com uma economia forte. Com uma infraestrutura melhor, tanto as empresas da iniciativa privada quanto a população em geral conseguem aproveitar e produzir mais. Um exemplo disso é a duplicação da rodovia 163, que está em fase bem avançada”, explicou.

Neste ano, a construtora investiu na entrega do Condomínio Primordiale, em Lucas do Rio Verde, o primeiro empreendimento horizontal da cidade. Os dados do CAGED apontam que, na região de Lucas, houve 12.979 admissões e 11.312 demissões, resultando em um saldo de 1.667, 1% mais alto que no ano anterior. O setor da construção em Lucas do Rio Verde finalizou o semestre com um saldo de 426 novos postos de trabalho, 72% mais alto que nos primeiros seis meses de 2023. O setor da construção representa 26% do saldo total de empregos do município.

“Na região de Lucas, muitas empresas estão sendo construídas e contribuindo para a geração de empregos, movimentação da economia e qualidade de vida das pessoas. Para a construção do Primordiale, aplicamos 40% do orçamento em mão de obra e tivemos mais de 300 colaboradores diretos e indiretos ao longo de dois anos de obra”, concluiu Robson.

Leia Também:  Governo e CDL assinam termo de adesão para instalação de câmeras do Vigia Mais MT em Cuiabá

O Condomínio Primordiale oferece casas com 106,42 m² em terrenos de 150 m², com 3 quartos, sendo uma suíte, e duas vagas de garagem cobertas. Entre os atrativos, destacam-se a piscina adulto e infantil, dois playgrounds equipados, salão de festas, churrasqueira gourmet, minicampo society e um espaço pet. O empreendimento está localizado na Av. Angelo Antônio Dall Alba, 2 – 169-S – Parque dos Buritis, Lucas do Rio Verde.

Em Cuiabá, foram registradas 68.201 admissões e 61.481 demissões, resultando em um saldo de 6.720, uma alta de 30% em relação ao primeiro semestre de 2023. No setor da construção, o saldo foi de 1.287, uma queda de 3% em relação a 2023, mas com uma alta de 67% em comparação a junho de 2023, impulsionada pelas obras de infraestrutura.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Forças de segurança de MT realizam operação para combater crimes ambientais na Terra Indígena Sararé

Publicados

em

Operação foi realizada entre as áreas das cidades de Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste.

Forças de segurança de Mato Grosso, em conjunto com a Polícia Federal e órgãos de fiscalização, realizaram uma operação integrada na Terra Indígena Sararé.

As ações buscam combater a extração ilegal de ouro, desocupar áreas atingidas pelos garimpeiros e inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.

A operação foi realizada, entre 18 e 20 de dezembro, em áreas que estão localizadas nos municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda.

Durante as ações de repressão à extração ilegal de minério, 14 escavadeiras hidráulicas, um trator modificado para trafegar na mata fechada, diversos motores estacionários, geradores de energia, dois tratores, dois caminhões e cinco motos foram localizados e inutilizados pelas forças de segurança.

Também foram apreendidos 163 gramas de ouro, três armas de fogo, uma motosserra, um motor estacionário e o cumprimento de um mandado de prisão em aberto. Ao final, sete pessoas foram presas em flagrante.

Estiveram envolvidos na operação, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) com dois cães, militares da Força Tática do 12º Comando Regional e do 18º Batalhão de PM, agentes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Leia Também:  VÍDEO: homem se joga da ponte do Rio Cuiabá, fica ferido, mas sobrevive

As investigações do caso continuam com a Polícia Federal para identificação dos proprietários desses maquinários para esclarecer a participação nos crimes reprimidos, a fim de que sejam responsabilizados penal e administrativamente. Os autuados pelo Ibama também serão relacionados na investigação em curso. O objetivo é identificar os financiadores das atividades ilegais.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA