Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sindicato assegura papel do médico-veterinário em projeto sobre inspeção sanitária

Publicados

MATO GROSSO

A defesa do exercício profissional e da valorização da carreira dos servidores públicos está no centro da missão do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap-MT). E foi justamente esse compromisso que garantiu mais uma importante conquista para a categoria dos médicos veterinários: a preservação de suas atribuições legais no processo de inspeção sanitária de produtos de origem animal.

O alerta foi dado diante do Projeto de Lei nº 440/2025, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (União Brasil), que propunha ampliar a competência da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal para além da medicina veterinária. Identificando o risco de usurpação das prerrogativas legais da categoria, o Sintap-MT agiu com agilidade e responsabilidade.

Com apoio técnico da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) do INDEA-MT, representantes do sindicato foram pessoalmente até o deputado para apresentar os riscos e inconsistências do projeto. O diálogo respeitoso e fundamentado foi essencial para sensibilizar o autor da proposta.

Leia Também:  Turismo de Cavernas é um dos destaques na FIT Pantanal

O deputado Dilmar Dal Bosco acolheu as argumentações apresentadas e se comprometeu a revisar o texto. Com as alterações promovidas, ficou garantido que a atividade de inspeção sanitária permaneça sob a responsabilidade exclusiva dos profissionais legalmente habilitados, neste caso, os médicos veterinários conforme prevê a legislação federal.

“Agradecemos ao deputado Dilmar Dal Bosco pela atenção e compreensão em relação à importância dessa função técnica e insubstituível. Estender essa responsabilidade a profissionais não habilitados comprometeria a saúde pública e colocaria a população em risco, pois o médico veterinário é o único profissional com a formação curricular e as disciplinas médicas necessárias para identificar doenças com precisão”, afirmou a diretora financeira do Sintap-MT, Maria Fernanda Casula, que é médica veterinária.

O sindicato também fez questão de registrar publicamente o apoio do deputado Lúdio Cabral (PT), que mais uma vez demonstrou sensibilidade às pautas dos servidores públicos. Desde o início, o parlamentar manteve diálogo aberto com o Sintap-MT e atuou apresentando emendas embasadas pelo corpo técnico e jurídico do Sintap-MT para assegurar que o projeto não avançasse com distorções técnicas.

Leia Também:  Em MT, 414 mil eleitores têm títulos cancelados

Graças à ação direta e eficaz do Sintap-MT, o Projeto de Lei foi aprovado e sancionado no último dia 2 de julho, já com as correções incorporadas. A vitória representa não apenas a preservação dos direitos dos médicos veterinários, mas através de um debate sério foram retirados do texto original, artigos que comprometeriam a fiscalização realizada pelos profissionais do Indea/MT e que poderia impactar de forma negativa a fiscalização e consequentemente trazendo riscos a segurança alimentar e ao interesse público.

A atuação exemplar do Sintap-MT reafirma o papel estratégico do sindicato na defesa das carreiras técnicas do serviço público e na construção de políticas que respeitem a competência, a ética e a responsabilidade profissional.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional

Publicados

em

Cuiabá será palco de um evento inédito no cenário dos esportes de combate: o MT Warriors Championship, que acontece pela primeira vez na capital mato-grossense. A competição chega como a primeira de kickboxing 100% profissional realizada no estado, com uma estrutura de padrão internacional.

O evento será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 18h, no Palácio das Artes Marciais Lusso Sinohara, dentro do complexo da Arena Pantanal. Ao todo, serão 12 lutas 100% profissionais. O evento conta com apoio do Governo de Mato Grosso e terá entrada gratuita.

O ponto alto da noite será a disputa de dois cinturões na categorias masculina, válidos pelos rankings oficiais da CBKB PRO e da WAKO PRO. Com a maior premiação já oferecida na modalidade em Mato Grosso, o MT Warriors eleva o patamar do esporte na região.

Além de competidores do estado, o evento contará com atletas do Paraná, Campo Grande, Rondônia e São Paulo. Os três melhores atletas da noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

Realizado sob chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO) – entidades máximas da modalidade no Brasil e no mundo, o MT Warriors Championship promete marcar um novo momento para as artes marciais em Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Civil apura atuação de organização criminosa instalada na gestão de Saúde de Sinop

De acordo com a organização, a expectativa é de que mais de mil pessoas compareçam ao Palácio das Artes. O espaço anexo à Arena Pantanal passa por uma ampla reforma e deve ser entregue totalmente revitalizado nos próximos dias.

A nova estrutura inclui ambiente climatizado, vestiários, arquibancada, estacionamento, paisagismo, iluminação e pórtico de entrada.

“O MT Warriors Championship marca um novo capítulo para o kickboxing em Mato Grosso. É a primeira vez que realizamos uma competição 100% profissional no estado, com estrutura de nível internacional e chancela das maiores entidades da modalidade no Brasil e no mundo. É uma oportunidade única”, destacou Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Ao todo, serão realizadas 12 lutas casadas, com duas disputas de cinturão encerrando a noite. A pesagem oficial dos atletas será realizada um dia antes do evento.

“Com o apoio do governador Mauro Mendes, conseguimos dar continuidade a essa importante política pública que permite ao esporte mato-grossense seguir avançando, agora também com foco nos esportes de combate. É uma grande satisfação para a Secel apoiar esse evento que valoriza os atletas profissionais, movimenta a cena esportiva local e projeta Mato Grosso no cenário nacional”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.

Leia Também:  Turismo de Cavernas é um dos destaques na FIT Pantanal

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no estado:

“Essa competição reforça o papel de Mato Grosso como um verdadeiro celeiro de talentos e como uma sede preparada para receber grandes eventos esportivos. O Governo do Estado tem investido de forma consistente em diversas modalidades, priorizando a qualidade da estrutura, a segurança e, principalmente, o incentivo aos nossos atletas”, disse.

PREMIAÇÃO de 50K

A premiação total do MT Warriors Championship será de R$ 50 mil, o maior valor já registrado em competições da modalidade no estado. O montante será distribuído entre os vencedores de acordo com o desempenho nas diferentes categorias.

Além de reconhecer o talento e o esforço dos participantes, a premiação reforça o compromisso da organização com a valorização do esporte, a competitividade e o desenvolvimento de novos talentos locais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA