Fortalecimento da propaganda
Sistema Sinapro / Fenapro realiza encontro das lideranças da propaganda em São Paulo
MATO GROSSO
Presidente do Sinapro-MT participou do evento ao lado de dirigentes das demais entidades do sistema, para debater o fortalecimento do mercado de propaganda
Lideranças da propaganda de todo o Brasil, no total de 38 presidentes e diretores dos sindicatos das Agências de Propaganda, reuniram-se na última quarta-feira (29/03), no WTC, em São Paulo, no 1º encontro presencial de 2023 promovido pelo Sistema Sinapro/Fenapro, com o objetivo de discutir iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento de todo o ecossistema da comunicação e das entidades.
O presidente do Sinapro-MT, Claudio Cordeiro, participou do encontro, levando as questões relevantes para as agências do estado, as ações realizadas localmente, e como a entidade vai integrar as inúmeras iniciativas que o Sistema Sinapro/Fenapro está colocando em andamento.
“Temos como objetivo macro contribuir para o reposicionamento de relevância das agências de propaganda e a restruturação dos modelos de negócios. Para isso, estamos realizando uma série de projetos e ações, com o apoio das lideranças, visando fortalecer tanto as agências quanto as entidades do nosso sistema”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. Essas ações estão agrupadas no modelo #SinaproForte, cujo lançamento ocorreu em 2022, e que agora ganha corpo com a agenda desenvolvida pelo Sistema Sinapro/Fenapro.
As iniciativas incluem desde o avanço da plataforma Vanpró – Visão do Ambiente de Negócios, de monitoramento do setor; a realização de eventos voltados à capacitação empresarial e profissional, inclusive com a integração do meio acadêmico – no caso do concurso Fenapró Universitário -, e a valorização da atividade através do Festival Nacional de Publicidade. Incluem ainda o desenvolvimento de conteúdos que poderão auxiliar os Sinapros e as agências em seu crescimento, questões como a integração nacional da lista referencial de serviços do setor, a atração e retenção de talentos, o projeto de criação de uma Central de Licitações Públicas, o monitoramento de leis e interlocução parlamentar, e a realização de encontros regionais e nacionais, entre outras ações.
“Como liderança das agências do estado MT, estamos nos engajando nas iniciativas do Sistema Sinapro/Fenapro, que podem contribuir para o desenvolvimento do mercado local e para consolidar o processo de transformação e crescimento das agências de propaganda em nosso estado”, destacou Cordeiro.
Fonte: Sistema Sinapro/Fenapro


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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