Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Sonho realizado”, diz empresário que pescou pirarucu de 128 kg

Publicados

MATO GROSSO

O empresário Gean Carlos Rocha de Oliveira, de 43 anos, realizou o seu sonho de infância, no último sábado (13), ao pescar um pirarucu de 128 quilos e 2,18 metros, em Cuiabá.

O feito foi registrado pelos amigos que vibraram com ele ao ver o tamanho do “bichão” (veja os vídeo abaixo).

“Pesco desde criança e era um sonho pegar um peixe desses. Meu pai sempre contava histórias dele, mas era aquilo, histórias de pescador. Eu penava, ‘um dia eu também vou pegar um’”.

“Foi um sonho realizado que não é conversa de pescador”, disse Gean rindo, orgulhoso da conquista.

Em sua trajetória como pescador Gean afirmou nunca ter visto nenhum peixe com essas dimenções. “É raro pegar ele desse tamanho aí, eu nos meus 43 anos não tinha visto ainda. É maior do que eu que tenho 1,83 [metros]”, disse.

O peixe, conhecido também como bacalhau da Amazônia, pode chegar até 3 metros e pesar até 180 quilos. Ele é considerado o “peixe da vez” na gastronomia nacional pelo seu sabor suave.

Leia Também:  Deputado defende federação, mas teme divergências regionais

O tanque em que o animal foi pego fica na Fazenda São Manoel, próximo à Ponte Velha, em Cuiabá. O local não é aberto para visitação e o proprietário permite apenas que alguns amigos a pesquem no local.

Gean Carlos Rocha de Oliveira

Gean posa ao lado do peixão: sonho de infância

O grande dia

Gean conta que ele ainda estava trabalhando em sua vidraçaria quando foi convidado por um grupo de amigos para pescar na fazenda.

“Parece que aquele era o meu dia, eu tinha acabado de chegar do trabalho, ainda estava de uniforme e peguei de primeira com uma coxa de frango inteira no anzol como isca”, disse.

“Joguei e foi na boca dele, fisguei e já começou a puxar a minha linha. Fiquei brigando com ele um bom tempo, até quebrou a vara e trouxe ele na mão. Foi uma festa tremenda”, afirmou.

As imagens mostram parte da “batalha” travada para tirar o peixe d’água depois de fisgá-lo.

“Olha o tamanho do bichão. Meu Deus, é grande, quebrou o molinete do Gean”, disse um amigo enquanto registrava a cena.

Leia Também:  Politec participa de mutirão com emissão da Carteira Nacional de Identidade em Cuiabá

“Ele vai dar uma cabeçada agora”, narrou o amigo enquanto o Pirarucu se debatia na água.

O proprietário da fazenda sugeriu que eles comessem e dividissem o peixe. O animal foi dividido entre os cinco amigos e Gean deixou a cabeça secando na fazenda, para guardá-la como um souvenir da conquista.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Politec participa de mutirão com emissão da Carteira Nacional de Identidade em Cuiabá

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Operação dupla prende 13 condutores embriagados e aplica 90 multas em Cuiabá

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA