Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Tangará da Serra volta a sofrer com crise hídrica e diretor da Samae classifica situação como gravíssima: “Não tem água para tratar”

Publicados

MATO GROSSO

Um áudio que circula nas redes sociais, atribuído ao diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tangará da Serra (244 quilômetros de Cuiabá), Heliton Oliveira, demonstra que a situação do abastecimento de água na cidade do interior mato-grossense é gravíssima.
 
“A situação está gravíssima. Como você acha que a gente vai abastecer a cidade com 120 mil habitantes com esse tanto de água? Não tem água para tratar”, afirma o diretor no áudio. Tangará da Serra enfrenta uma nova crise hídrica e a estiagem mais severa do que em anos anteriores.

A Samae tem feito cronogramas de abastecimento, dividindo o envio de água para poucos bairros em dias diferentes da semana. Cinco carretas bitrens começaram a puxar água do Rio Sepotuba para a ETA Queima-pé na manhã de domingo (21).
 
A captação da água bruta é feita na Estância Amazonas, transportada até a Estação do Queima-pé, onde é tratada e distribuída à população. Outros caminhões passarão a fazer o transporte de água do Sepotuba ao longo das próximas semanas. A medida, conforme a Samae, é paliativa e visa minimizar os impactos da crise hídrica em Tangará da Serra.
 
Mesmo com o cronograma de abastecimento, bairros em que a água deveria chegar em certos dias da semana acabam sendo não atendidos. “Rua 100, Altos Tarumã, a torneira está aberta desde quinta-feira. Fui trabalhar e deixei ligado, até agora nada, amanhã solta novo cronograma”, disse um internauta.
 
“Tudo mentira, aqui na 50, no Tarumã, não sai nem vento”, disse outro. Os comentários de moradores revoltados estão lotando as publicações da Samae em seu página do Facebook.
 
Ainda no áudio que circula nas redes sociais, o diretor da Samae pede cautela com o uso. “A situação é gravíssima. Não pode contar com água duas vezes por semana, de repente ou um abastecimento. Tem que fazer economia. Agora é hora de racionar ou de fazer o mínimo possível que puder com água”.
“Minha orientação é que providencie um reservatório para armazenar a água que chegar pela tubulação hoje. Se for depois do almoço, muito bem, guarda depois o almoço”, completou o diretor.
 
Em junho, o prefeito  Vander Masson declarou  situação de emergência em Tangará da Serra, que está passando por severa seca em todo o seu território, registrada como a maior dos últimos anos, caracterizando escassez hídrica.
 
Entre junho de 2020 e maio de 2021 choveu apenas 55% do mesmo período entre 2019 e 2020. “Desta forma, a previsão é de uma crise muito pior com vazões dos mananciais muito baixa, que neste momento já é perceptível a olho nu tal redução de vazão”, dizia trecho do decreto daquele ano.
FONTE/ REPOST: Wesley Santiago – Olhar Direto e Bem Notícias 
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Xadrez contribui com a aprendizagem e o comportamento do estudante em sala de aula
Propaganda

MATO GROSSO

Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

Publicados

em

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.

Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.

O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.

A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.

Leia Também:  CMDCA divulga resultado e detalhes do processo de escolha para conselheiros tutelares em Cuiabá

De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.

“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.

Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Menino de um ano morre queimado em explosão de gasolina em fogão a lenha

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA