MATO GROSSO
TCEstudantil apresenta controle externo a alunos do Colégio Estadual Militar de Querência na próxima terça-feira (15)
MATO GROSSO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebe, na próxima terça-feira (15), a visita de alunos do Colégio Estadual Militar Coronel PM Jorge Luiz de Magalhães, de Querência (a 842 km de Cuiabá), em mais uma edição do projeto TCEstudantil.
Os estudantes chegarão às 7h30 no auditório da Escola Superior de Contas e, ao longo de toda a manhã, entenderão a missão do controle externo, as decisões, julgamentos, canais de comunicação, sistemas, projetos e ações voltadas à formação da cidadania.
O objetivo do projeto é estimular o protagonismo juvenil entre alunos do ensino médio e superior das redes pública e privada, estimulando o controle social e incentivando sua adoção como prática diária.
A partir disso, a expectativa é que os jovens se tornem fiscais dos recursos públicos aplicados e geridos pelo Tribunal e por seus jurisdicionados. Esta também é uma forma de verificar a qualidade da educação nas unidades participantes da proposta.
É o que reforça o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, ao destacar que o TCEestudantil já tem mais de duas décadas. “Assim podemos despertar habilidades entre estes jovens para que possam questionar, criticar e propor melhorias aos serviços públicos prestados inclusive em suas escolas, bairros e cidades.”
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.