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“Ter um Estado que qualifica os serviços do Samu nos municípios é fundamental para nós”, afirma técnica sobre capacitação

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“Ter um Estado que qualifica os serviços do Samu nos municípios é essencial para nós, responsáveis pelos primeiros atendimentos. A capacitação é fundamental para oferecermos um socorro rápido e seguro à população”, afirma Verônica Secato, técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapezal (409 km de Cuiabá), que participou da capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com o objetivo de garantir um serviço de resgate ágil e seguro em situações de emergência, o curso, que ocorreu entre esta quarta (25.09) e quinta-feira (26.09) na Universidade de Várzea Grande (Univag), capacitou 32 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, condutores de ambulâncias e policiais militares de Cuiabá, Poconé, Alto Garças e São José do Rio Claro.

Profissionais dos municípios de Cuiabá, Poconé, Alto Garças e São José do Rio Claro estiveram presentes

A superintendente do Samu, Mara Patrícia Ferreira, destaca que a capacitação é destinada tanto aos servidores já atuantes no Samu quanto àqueles envolvidos em serviços que estão em fase de implantação. Ela aponta que foram realizadas 400 capacitações em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em todo o Estado de Mato Grosso.

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“Investir na formação dos nossos profissionais é essencial para que o Samu possa operar de forma eficaz e salvar vidas. Estamos comprometidos em qualificar cada vez mais nossos profissionais, seja na baixada cuiabana, ou no interior, pois o conhecimento técnico e científico é fundamental para o atendimento adequado”, destaca Mara.

Capacitação incluiu atividades teóricas e práticas

Com 14 anos de experiência, Verônica também destaca a importância dessa atualização. “Ficar desatualizado em momentos de urgência complica tudo. Mato Grosso está se preocupando com as necessidades dos municípios, e isso é muito importante para nós”, diz.

Durante os dois dias de capacitação, os participantes realizaram atividades teóricas e práticas, incluindo simulações de resgate. A enfermeira e instrutora Celi Neves afirma que a experiência prática é fundamental. “Quanto mais os profissionais se preparam na teoria e na simulação, menores são as chances de erro em atendimentos reais”, conclui.

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Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

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Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

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De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

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Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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