Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Troca de mensagens entre envolvidos na Curare revelou favorecimento de empresas que prestam serviços na Saúde

Publicados

MATO GROSSO

Decisão proferida pelo juiz federal Jefferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal, que autorizou a deflagração da quarta fase da Operação Curare, pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (20), mostrou que as fraudes em licitações para prestação de serviços na área da saúde municipal de Cuiabá foram reveladas a partir do diálogo entre a investigada Mhayane Escobar Bueno com o acusado Célio Rodrigues da Silva, em 2021.

Atualmente afastada por decisão judicial, à época ela era responsável pela gestão de controladoria no setor de licitações e compras da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ESCP), sob direção de seu então diretor, Célio. A decisão revelou que troca de mensagens entre Mahyane e Célio foi crucial para elucidar que houve direcionamento em licitações.

A Polícia Federal confirmou todos os alvos dessa nova fase da Operação, deflagrada para desarticular suposta organização criminosa que teria desviado aproximadamente R$ 3 milhões de dinheiro público da Secretaria Municipal de Saúde.

Os alvos são: o ex-adjunto de Saúde, Milton Correa, Maria Peixoto Correa da Costa (mãe de Milton Correa), o empresário Douglas Castro e as empresas Family Medicina e Saúde LTDA e VIP Prestadora de Serviços Médicos.

Leia Também:  Seis pessoas foram presas por embriaguez ao volante em Várzea Grande

Constou dos diálogos que os envolvidos na operação perpetuavam situação de emergência, na época da Pandemia, para criar artificialmente as condições fáticas e jurídicas que ensejassem na contratação direta, com dispensa de licitação, efetuando pagamentos sem contratos, sem que fosse instaurado qualquer processo licitatório para contratação dos serviços.

A partir da troca dessas mensagens, foram evidenciados fortes indícios de que Célio, em colaboração com Mhayanne, foi quem definiu a escolha da empresa VIP Prestação de Serviços Médicos LTDA para prestar serviços de enfermaria em unidades de saúde de Cuiabá.

Ainda sobre o diálogo, ela pergunta qual empresa deveria ser indicada para enfermaria adulta, “Hiper ou Douglas?”, momento em que Célio responde “HIPERMED”. A escolha e definição das empresas para cada um dos serviços na área da saúde municipal revelou indícios da absoluta ausência de critérios legais para essas escolhas das mesmas, o que ensejou da decisão que autorizou a Operação.

“Constam as mensagens enviadas por Mhayane para o investigado Maicon dos Santos, funcionário do grupo Hipermed. No dia 24/06/2021 Maicon pergunta se o contrato da enfermaria adulta já foi expedido. Mhayane responde que ainda não, que precisa resolver um assunto com Célio Rodrigues e que a empresa do interlocutor teria ficado com a UTI Coronariana”, diz trecho do diálogo.

Leia Também:  Sema participa de Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá com atendimento sobre Cadastro Ambiental Rural

OLHAR JURÍDICO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Oito motoristas são presos por embriaguez ao volante durante operação em Cuiabá

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA