MATO GROSSO
União de cores e esperança: a jornada de solidariedade contra o câncer e outras doenças
MATO GROSSO
Ela pode afetar pessoas de qualquer idade, e é a neoplasia mais comum entre as crianças. A doença pode ser pré-diagnosticada até mesmo em um exame de sangue, no qual podem se constatar possíveis alterações suspeitas para o diagnóstico.
Para se tornar um doador e ajudar as pessoas que precisam de doação de medula, é necessário estar cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME, que é o banco nacional que reúne pessoas dispostas a fazer a doação.
Em Mato Grosso, o MT-Hemocentro é responsável pela captação de sangue, de onde também são retirados insumos que auxiliam pacientes em tratamento de leucemia e outros tipos de doenças, como o plasma e as plaquetas. Além disso, o MT-Hemocentro é a porta de entrada dos doadores voluntários de medula, sendo ele que faz a ponte entre o Instituto Nacional de Câncer – INCA.
Neste exato momento, alguém deve estar lendo este artigo e questionando por que estou falando deste assunto, já que não sou da área da saúde. Mas desde que tive problemas de saúde com um transplante de rim, e que tive a bênção de ter meu esposo como doador; e o câncer de pâncreas, que levei um tempo para descobrir, e depois disso passei de pré-diabética para diabética, sinto a responsabilidade de falar sobre saúde. Lembrando que não sou especialista em nada, apenas uma curiosa que já passou por algumas dificuldades e ainda vive com algumas limitações.
Então, com este artigo, quero chamar a atenção da população mato-grossense sobre os sinais da leucemia. Isso envolve não apenas informar sobre os sintomas e formas de prevenção, mas também incentivar a doação de sangue e o cadastro voluntário de medula óssea, fundamentais para o tratamento dessa doença e outras que são tratadas por meio desse ato de solidariedade.
Agora, voltando ao Carnaval, para quem vai participar, procure antes os pontos de captação de sangue mais próximos. Aqui na capital, o MT-Hemocentro atende de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h30 e aos sábados das 07h30 às 11h15.
E por último, quero lembrar que o mês de fevereiro também é conhecido como o “mês roxo”, com a conscientização das doenças: Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. Neste mês colorido com as cores laranja e roxo, vamos nos unir em prol da conscientização e ajudar pessoas a superar essas doenças com empatia, solidariedade e esperança. A nossa união pode fazer a diferença na vida daqueles que lutam contra essas doenças.
Virginia Mendes é economista e primeira-dama de MT.


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025