MATO GROSSO
Vídeo mostra peixes mortos na beira de rio em cidade de MT; Sema nega contaminação da água
MATO GROSSO
Nos últimos dias, um vídeo passou a circular nas redes sociais, mostrando diversos peixes mortos na região do rio Bento Gomes, localizado em Poconé (104 km de Cuiabá). Os moradores da região apontam que a morte dos peixes pode ter sido causada pelo despejo de substâncias utilizadas na mineração, como o mercúrio. Apesar da denúncia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), negou que as águas do rio estejam contaminadas com as substâncias.
Ainda segundo a Secretaria, trata-se de um fenômeno comum, por ser um rio intermitente, ou seja, que acaba secando em períodos de estiagem. Técnicos da Sema chegaram a visitar o local no mês de novembro, com o objetivo de coletar amostras para análise da qualidade da água, mas acabaram não tendo êxito, já que os pontos visitados estavam secos.
Segundo análises anteriores, o rio Bento Gomes é classificado como adequado para abastecimento da cidade de Poconé, já que não foi constatada a presença de nenhuma substância inadequada.
Veja o vídeo:


MATO GROSSO
Edcley Coelho Suplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse como deputado estadual na ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deu posse, nesta terça-feira (22), ao suplente Edcley Coelho (PSB), natural de Vila Bela da Santíssima Trindade. Ele assume a vaga do deputado Fábio Tardin (PSB), que se licenciou do cargo por 121 dias para tratar de questões pessoais e de saúde.
Com uma trajetória sólida na vida pública, Edcley já foi vereador por seis mandatos em Vila Bela, além de ter presidido a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT). Atualmente, exercia o cargo de secretário municipal de Agricultura antes de ser convocado à Assembleia Legislativa.
Durante seu discurso de posse, Edcley emocionou o plenário ao destacar o orgulho de representar sua terra natal, a primeira capital de Mato Grosso, que estava há três décadas sem representação direta no parlamento estadual.
“Venho da primeira e eterna capital de Mato Grosso para a capital Cuiabá cobrar uma dívida de mais de 100 anos de isolamento e abandono. Após a transferência da capital para Cuiabá, nós ficamos mais de 100 anos isolados e abandonados”, disse.
O parlamentar também fez questão de se apresentar como “Xiquebola”, uma junção das identidades Quilombola e Xiquitana, povos tradicionais da região de Vila Bela. Com essa simbologia, ele reforçou seu compromisso com a representatividade e a luta pelas demandas da região oeste de Mato Grosso.
“O nosso governador Mauro Mendes vem atuando fortemente em nosso município, mas tenho a consciência de que o estado tem condições de fazer muito mais. A história está escrita, é linda, é de sofrimento e de resistência, mas eu posso garantir que estamos lá, diariamente, trabalhando por dias melhores para a nossa eterna capital”, declarou.
A posse de Edcley Coelho é considerada um marco simbólico para os vilabelenses e reforça a importância da representatividade no processo legislativo estadual.