Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vídeo mostra PRF sugerindo bloqueio de estrada por 2h e liberação por 1h; instituição aponta que imagem está fora de contexto

Publicados

MATO GROSSO

Um inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi filmado sugerindo que manifestantes bloqueiem a BR-364, no trecho de Sapezal (a 509 km de Cuiabá) em forma na modalidade ‘pare e siga’. No vídeo, o agente negocia que as interdições sejam feitas de forma alternada, que o fluxo seja bloqueado por 2h e que após esse período os manifestantes liberem o trecho por 1h. A instituição alega, por meio da assessoria de imprensa, que imagens estão fora de contexto e que após as negociações a PRF liberou totalmente o trecho.

Aplaudidos pelos manifestantes, os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aparecem nas imagens tentando negociar com as pessoas que estão nos atos antidemocráticos. Os bloqueios e protestos iniciaram no dia 30 de outubro e seguem até hoje (23) e que requerem a anulação das eleições presidenciais que declararam Lula (PT) o futuro presidente do Brasil.
 
Três policiais lideram o diálogo, enquanto são filmados pelos manifestantes. No início, um anuncia que sabem que os manifestantes “são pessoas de bem, por isso a gente vem de forma tranquila de peito aberto [..] A gente não tem escolha”. Apesar da diplomática conversa, ele não consegue terminar a frase porque é interrompido por reclamações e gritos.
 
Ao retomar a fala, outro policial inicia a conversa e propõem o ‘rodizio’. Além de garantir que o bloqueio não será desfeito pela força policial. “A gente libera um tempo, é um bloqueio parcial. Bloqueia duas horas, libera uma hora. É só para não ficar dias sem trânsito nenhum. Se vocês concordarem, a gente pode fazer essa liberação parcial”, garante.
 

No encerramento da gravação, os manifestantes parecem concordar com os termos e encerram cantando o hino nacional e aplaudindo o policial federal. 
 
A equipe do Olhar Direto entrou em contato com a PRF para esclarecimentos e a equipe de asessoria de imprensa disse que o vídeo fio gerado com o objetivo de desestabilizar o trabalho das forças de segurança. Segundo a nota, o agente que aparece falando sobre o ‘rodízio’ é da Polícia Federal. Após a fala dele, o inspetor da PRF teria dito o oposto, e dado seguimento nas desobstruções.
 

FONTE/ REPOST: OLHAR DIRETO 
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sema realiza mais de 540 atendimentos durante mutirão ambiental em Diamantino
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  "Nossa região vai ganhar mais investidores e o desenvolvimento que a gente tanto esperou, agora vem", afirma prefeito de Gaúcha do Norte

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Secel realiza primeira edição do "Prêmio Sabino Albertão"; confira os indicados

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA