MATO GROSSO
Visitantes do Parque Mãe Bonifácia participam de oficinas da Semana do Meio Ambiente
MATO GROSSO
Durante toda a manhã, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre compostagem de lixo e separação de resíduos sólidos. As crianças, jovens e adultos presentes também se divertiram com a montagem de animais silvestres da fauna mato-grossense utilizando técnicas de dobradura e colagem, e com a participação no jogo de tabuleiro Fique Legal com o Meio Ambiente.
“O Parque Mãe Bonifácia é uma unidade de conservação extremamente importante e de uso restrito, mas uma das principais ações que podem desenvolver aqui são essas atividades de educação ambiental. As oficinais voltadas ao cidadão mostram a importância do meio ambiente não como uma coisa à parte, mas um lugar que eu também sou responsável e posso cuidar, e que a minha atitude tem uma interferência direta nisso”, pontua a superintendente de Educação Ambiental e atendimento ao cidadão da Sema, Vânia Montalvão.
Reciclagem e Compostagem
O vaso compostor Lixo Zero é uma forma simples de compostagem e ensina a população que é possível separar o resto de comida dentro de casa e fazer esse resíduo virar um adubo de alta qualidade, confrome explica o diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari.
“Ensinamos a população que podemos separar as três funções: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Para os orgânicos, em específico, temos uma destinação que é a compostagem. Se ele for colocado em saco de lixo e recolhido pela coleta municipal, irá para um aterro e irá gerar chorume, que é um líquido contaminante e gás metano, que influencia no aquecimento global. Então a gente precisa rever sobre nossos hábitos e a gestão dos resíduos de uma cidade. É uma oportunidade estar mostrando isso para a população”, diz.
Lair, de 55 anos, participou da corrida Circuito das Estações – uma das atrações deste domingo -, e aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a oficina de compostagem. “É importante porque desperdiçamos muito lixo. Eu já separo o lixo e agora vou fazer a compostagem”, disse.
A oficina de recicláveis foi coordenada por Cidinha Nascimento, da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável Mato Grosso Sustentável (Asmats). Segundo ela, na ação os visitantes aprenderam como separar seu lixo e resíduo gerado em casa ou no trabalho. “Estamos conscientizando a população sobre como fazer a destinação ambientalmente adequada a seus resíduos. Separá-los é sustentabilidade”.
Diversão para toda a família
O jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente” teve o objetivo de demonstrar a jovens e adultos participantes quais são as atitudes para o cumprimento da legislação ambiental relacionada aos temas: vegetação nativa, queimadas, pesca e resíduos sólidos. As atividades foram desenvolvidas para incentivar a adoção de hábitos saudáveis.
Já a montagem de animais silvestres utilizando técnicas de dobradura e colagem inseriu 5 animais da fauna mato-grossense: arara, jaguatirica, tucano, jacaré e capivara.
Arquiria, 31 anos, soube do evento pelo Instagram e levou o sobrinho Davi, de 8 anos, para participar. “Acho importante a educação ambiental, estar inserido na natureza e aprender a cuidar. Adorei fazer a arara, foi muito legal”, conta o menino.
Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente iniciou com corrida Circuito das Estações – Etapa Inverno neste domingo. Os atletas percorrem um percurso de 5 ou 10 quilômetros na avenida Miguel Sutil, com saída e chegada no Parque Mãe Bonifácia. Além das oficinas, também foi entregue o Selo Verde para as empresas que alcançaram a qualificação para a certificação com ações de controle e redução dos impactos ambientais negativos ocasionados pelo empreendimento.
Já na segunda (05.06) será realizado plantio de mudas de árvores nativas para recuperação de nascente. Para cada atleta inscrito na Corrida pelo Meio Ambiente, uma muda será plantada em uma área degradada de pouco mais de meio hectare ao redor de uma das nascentes que deságuam no córrego quarta-feira, curso d’água que abastece a lagoa do Parque das Águas.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO4 horas atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município