Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Você sabia que a dirigibilidade dos aviões foi uma ideia de um paraense?” afirma Michel Pinho ao revelar legado de Júlio Cesar Ribeiro no Biodiversa Podcast

Publicados

MATO GROSSO

Você sabia que uma das ideias que deram origem à dirigibilidade dos aviões nasceu em Belém? Essa e outras histórias pouco conhecidas da Amazônia são reveladas no novo episódio do Biodiversa Podcast, que recebe o professor e historiador Michel Pinho para um bate-papo repleto de curiosidades sobre a capital paraense, educação e memória histórica.

Já disponível nas plataformas digitais, o 3º episódio do Biodiversa Podcast, apresentado por Poliana Bentes e Nelia Ruffeil, mergulha em narrativas que conectam Belém a personagens decisivos da história do Brasil. Em entrevista, Michel Pinho destaca que a dirigibilidade dos aviões tem origem na observação científica do paraense Júlio Cesar Ribeiro, contrariando versões difundidas pela história oficial. Assista o episódio completo: https://youtu.be/1tDMrNL2qCQ?feature=shared

Durante a conversa, o historiador explica que Júlio Cesar, professor do antigo Liceu Paraense (atual Colégio Paes de Carvalho), teve atuação relevante na Guerra do Paraguai. À época, ele sugeriu ao imperador Dom Pedro II o uso de um balão meteorológico para observar o posicionamento das tropas inimigas, estratégia considerada decisiva para vitórias importantes do Exército brasileiro.

Leia Também:  Entenda por que 8 de dezembro é feriado municipal em Cuiabá

De volta a Belém, Júlio Cesar passou a observar o voo dos urubus no entorno do Ver-o-Peso. A partir dessa análise, concluiu que a sustentação das aves estava relacionada à inclinação das asas, princípio fundamental para a dirigibilidade aérea. O projeto foi financiado pelo imperador, mas, após falhas técnicas em um teste realizado em frente à Igreja da Sé, a ideia acabou sendo enviada para Paris. Meses depois, segundo Pinho, um oficial do Exército francês se apropriou do conceito e o apresentou ao mundo como inovação europeia.

O episódio também resgata histórias emblemáticas da cidade, como a origem do nome da rua Maria Aguiar, no bairro do Marco. Michel Pinho relembra que a via homenageia uma mãe de santo que mantinha um terreiro no local e que, nas décadas passadas, chegou a receber governadores em rituais afro-brasileiros.

Além das narrativas históricas, o entrevistado fala sobre educação, memória e como passou a utilizar as redes sociais como ferramenta para democratizar o conhecimento histórico e aproximar o público das histórias da Amazônia.

Com linguagem acessível, o episódio destaca a proposta do Biodiversa Podcast de valorizar saberes amazônicos e revelar fatos surpreendentes que ajudam a compreender a importância da região na construção do Brasil.

Leia Também:  Sinopense fica em segundo lugar no Miss Universo Brasil

Serviço
Ouça o Biodiversa Podcast nas principais plataformas de áudio:

* Spotify
* Amazon Music
* ⁠Youtube

Siga o Biodiversa nas redes sociais:
Instagram e TikTok: @biodiversapodcast

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Condomínio com conceito clube está com obras aceleradas na Avenida das Torres

Publicados

em

As obras do Essence Bella Vita Home Club seguem a todo vapor na Avenida das Torres, em Cuiabá. Atualmente, o empreendimento executa a primeira etapa do cronograma, que contempla serviços de infraestrutura de água, esgoto, drenagem, terraplenagem e parte elétrica.

O condomínio terá 537 lotes, com áreas que variam de 180 m² a 334 m², e infraestrutura voltada ao padrão de condomínios do tipo clube e que proporcionam a sensação de uma vida em modo férias.

As intervenções marcam o começo da implantação do empreendimento no local.
O projeto foi desenvolvido com foco na integração entre moradia, lazer e áreas verdes.

O empreendimento contará com estrutura de lazer distribuída em diferentes espaços, além de sistema de segurança que inclui monitoramento por drone autônomo no perímetro, reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, com operação contínua, inclusive em condições climáticas adversas.

De acordo com o diretor de marketing da incorporadora Essence Urbanismo, Henrique Gavioli, o avanço das obras representa um marco importante no desenvolvimento do projeto.

“É um empreendimento que exigiu um planejamento detalhado, principalmente pela complexidade da infraestrutura e do conceito adotado, e essa etapa confirma o avanço dentro do cronograma previsto”, destacou o diretor.

Leia Também:  VÍDEO: Um homem descontrolado que ameaçava promover um "Quebra-Quebra" dentro do "Ganha Tempo" de Cáceres, foi contido por funcionários. A polícia foi chamada e o cidadão foi encaminhado à delegacia. A identidade dele e os motivos da crise de nervos não foram revelados.

Sobre o Essence Bella Vita Home Club
A área comum prevê piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet, sala de jogos, academia, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. O projeto idealizado pela incorporadora Essence Urbanismo inclui ainda uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, permitindo preparo de churrasco no estilo fogo de chão.

Até o momento, mais de 160 unidades já foram comercializadas, indicando a adesão inicial ao empreendimento ainda na fase de implantação.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA