Search
Close this search box.
CUIABÁ

CADEIRA NO SENADO

WF prepara licença por cirurgia e chefe da Casa Civil assumirá

Publicados

MATO GROSSO

O senador Wellington Fagundes (PL) admitiu que deve se licenciar do cargo nos próximos dias para fazer cirurgias por conta de lesões nos ombros esquerdo e direito. Com a saída, o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho (União) assume a função

À imprensa, Fagundes relembrou que houve um acordo durante a campanha do ano passado para abrir espaço aos suplentes ao longo do mandato.

“Existe um compromisso meu e já disse isso outras vezes para que os dois suplentes possam assumir. Vamos fazer isso durante o mandato. Isso tem sido natural”, disse.

“Há, ainda, a questão da cirurgia. Porque tive uma lesão no ombro esquerdo total e no ombro direito. Ainda estou fazendo os exames, a situação acabou acontecendo. E há ainda o problema na cervical”, acrescentou.

Wellington tem aparecido publicamente com um colar cervical há cerca de uma semana. A informação é de que as cirurgias podem ocorrer já no mês de julho, a depender da análise médica.

“Estou pronto”

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, disse que só aguarda a definição de Fagundes para se licenciar do cargo no Executivo e assumir o Senado.

Leia Também:  Vice-presidente do TCE-MT apresenta Plano Estratégico da Atricon para próximos seis anos

“Estou pronto a qualquer momento, mas a decisão é do nosso titular. Ainda temos que ter calma para definir qual será a data”, disse.

Com a saída de Carvalho da Casa Civil abre-se a especulação sobre quem irá ocupar o cargo, que é o de maior articulação político do Governo Mauro Mendes (União).

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Relatório aponta que famílias removidas do Brasil 21 têm renda per capita de R$ 227

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA