Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

Audiência pública debate produção, fiscalização e monitoramento

Publicados

MP MT

A “Produção on farm de bioinsumos  e o monitoramento e fiscalização da atividade pelo Poder Público” estarão em debate nesta quinta-feira (23), às 9 horas, no auditório do prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é uma realização da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá e tem por objetivo coletar junto à sociedade civil e ao Poder Público informações que subsidiem a atuação ministerial no inquérito civil instaurado para apurar o registro de produção de produtos fitossanitários produzidos nos imóveis rurais no estado.

A audiência pública tem como público-alvo produtores rurais, organizações não governamentais, servidores públicos, órgãos ambientais e de controle, sindicatos rurais, universidades, federações, entidades de classe e lideranças, além de toda a sociedade civil. Os interessados poderão participar presencialmente ou de maneira virtual pelo canal do MPMT no YouTube ou pela plataforma Microsoft Teams durante transmissão ao vivo. 

A consulta pública será presidida pela promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, responsável pela abertura dos trabalhos. Os convidados terão direito a 10 minutos de fala, para em seguida ser aberta a palavra aos participantes. Cada um dos órgãos e autoridades presentes poderá se manifestar, presencialmente ou pelas plataformas digitais, por até cinco minutos, mediante inscrição.

Leia Também:  Operação apura crime de esbulho possessório em São Félix do Araguaia

As manifestações poderão ainda ser encaminhadas para o e-mail nucleomeioambiente@mpmt.mp.br, até o dia 24 de junho de 2022. Leia o edital completo aqui.

Biosumos – Segundo o Programa Nacional de Bioinsumos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bioinsumo é o produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas. Os bioinsumos têm como característica a interferência positiva no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e que interajam com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos. 

Também chamados de insumos biológicos, o bionsumo on farm é aquele produzido na própria propriedade rural. Eles são considerados essenciais para uma proteção mais sustentável de diferentes culturas, os bioinsumos vêm ganhando espaço na proteção das lavouras no combate às pragas e doenças agrícolas. Atualmente, mesmo permitido, não há regulamentação para esta prática nas propriedades rurais.
 

Leia Também:  Gaeco mira grupo que facilitava entrada de celulares em prisões
Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PGJ de MT participa da escolha do membro do MPE para vaga no CNJ
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA