Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

Ouvidoria do MPMT promove ação voltada para mulheres no centro de Cuiabá

Publicados

MP MT

A Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá, recebe de hoje (26) até sábado (28) uma ação social voltada para mulheres em alusão à campanha Outubro Rosa, promovida pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). São oferecidos, gratuitamente, serviços de saúde como exames de CCO (preventivo pra detecção de câncer de colo uterino) e mamografia, e orientações para prevenção ao câncer. 

Além disso, as equipes da Ouvidoria e da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Saúde realizam atendimentos para registrar possíveis denúncias e demandas referentes à saúde, educação, infância e juventude, meio ambiente, segurança, patrimônio público, proteção à pessoa idosa e às mulheres. 

“A Ouvidoria Itinerante está aqui hoje especificamente para atendimento às mulheres, com foco em fazer o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de colo do útero e de mama. Como sabemos que muitas mulheres não conseguem nem mesmo ir ao posto de saúde, trouxemos esse atendimento até aqui”, explicou a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres. 

Leia Também:  PGJ reforça número de promotores para fiscalizar eleições

A procuradora ressaltou ainda que a Ouvidoria está à disposição da população. “O cidadão é o nosso patrão”, consignou. Eliana Maranhão ainda agradeceu aos parceiros na realização do evento. “Quero agradecer às instituições presentes e ao promotor de Justiça Milton Mattos por estarem conosco nessa jornada em prol da saúde da mulher. E agradecer também à equipe maravilhosa da Ouvidoria, que está na missão de levar atendimento do MPMT por todo o estado”, finalizou. 

O titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, parabenizou a procuradora de Justiça Eliana Maranhão pelo projeto Ouvidoria Itinerante. “O Ministério Público tem que se fazer sempre presente junto à população, às pessoas que mais precisam, até porque essa é nossa razão de existir. Ações como essa, de atendimentos nas praças e nos bairros, de buscar ouvir as pessoas, são de grande importância”, assinalou. 

O promotor de Justiça se colocou à disposição para firmar uma parceria com a Ouvidoria e participar dos atendimentos itinerantes em Cuiabá. “Enquanto Promotoria da Saúde da Capital, queremos fazer essa parceria. Muitas vezes as pessoas não querem registrar a denúncia, mas só o fato de conversarem conosco, de nos passar o que está acontecendo, contribui para nortear a nossa atuação enquanto tutela coletiva da saúde”, considerou. 

Leia Também:  Atendimento do projeto Ouvidoria Itinerante é cancelado

O médico oncologista Cleberson Queiroz, da clínica Oncocenter, destacou a relevância da ação para as mulheres no Outubro Rosa. “É muito importante promovermos essa conscientização, especialmente com uma ação concreta, além das orientações. O grande diferencial desta ação é a realização dos exames de forma gratuita”, opinou. O médico participa do evento dando orientações na área da saúde e encaminhamentos. 

A ação conta com parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), clínica Oncocenter, laboratório Centro de Patologia e Citologia (CPC) e alunos do curso de Medicina da Unic.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPMT notifica três municípios para cumprimento de metas de vacinação
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA