Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

PGJ destaca projeto de dimensionamento da força de trabalho no MPMT

Publicados

MP MT


O projeto “Dimensionamento da Força de Trabalho no MPMT” foi um dos temas abordados pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, na segunda reunião virtual da Comissão de Apoio Institucional em 2022. O evento reuniu promotores do Polo de Cáceres (Polo 3) que congrega 11 municípios da região Oeste do estado.

Por meio desta iniciativa, a instituição pretende realizar um diagnóstico da força de trabalho atual. Além de identificar a produtividade das equipes e projetar o dimensionamento da força de trabalho para os próximos cinco anos, o projeto também identificará ações que possam aumentar a produtividade.

“Este projeto é a minha prioridade número um. Em seis meses, vamos fazer uma radiografia da força de trabalho e construir uma proposta para construirmos um Ministério Público ainda mais eficaz e sustentável, que será submetido ao Colégio de Procuradores”, explicou o procurador-geral.

José Antônio Borges lembrou que o Ministério Público de Mato Grosso conta com cerca de 2.100 colaboradores, incluindo procuradores, promotores, servidores efetivos, comissionados e terceirizados, o que exige um dimensionamento das reais necessidades de pessoal e do seu melhor aproveitamento. “Será realizado um estudo detalhado, transparente e com muito critério, e para isso vamos contar com a assessoria de uma empresa gabaritada para esse tipo de trabalho”, acrescentou.

A Portaria 016/2022 criou o Grupo Gestor do projeto e o segundo passo será a organização dos Grupos de Trabalho contemplando todas as áreas da instituição: procuradorias, promotorias e administrativa. “Como o procurador-geral tem afirmado, ‘estamos construindo uma nova casa’. O objetivo é implantar um sistema de gestão por resultados e, para que os Grupos de Trabalho possam realizar seu trabalho, é importante a participação de todos”, conclamou a promotora de Justiça auxiliar da PGJ, Hellen Uliam Kuriki, responsável pela coordenação do projeto, juntamente com a promotora de Justiça auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra.

Leia Também:  Protocolo Emergencial de Segurança nas escolas é lançado em Cuiabá

O dimensionamento da força de trabalho possibilitará definir, por exemplo, se há necessidade ou não de criação de novas promotorias e procuradorias, se é preciso realizar concursos públicos para membros ou servidores e uma alocação mais racional e justa de pessoal.

O subprocurador-geral Jurídico e Institucional do MPMT, Deosdete Cruz Júnior, que também participou da reunião, reforçou a importância da ampla participação de todos os integrantes da instituição. “O objetivo do procurador-geral é fazer uma construção coletiva do projeto, por isso é importante que todos participem das tomadas de decisão”, disse.

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA – Outra pauta da reunião da Comissão de Apoio Institucional foi o processo de modernização tecnológica do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), que está em andamento desde o ano passado. Uma das mudanças foi a troca do programa Proteus, já ultrapassado, pelo Athenas, mais moderno e que foi obtido por meio de parceria com o MP do Estado de Tocantins e que está sendo adaptado à realidade do MPMT.

Leia Também:  Cartilha destaca direitos das pessoas com deficiência nas eleições

“O Proteus que utilizávamos é um sistema muito engessado, que não se comunica com outros sistemas e com isso tínhamos que usar um grande número de planilhas. Com o Athenas já eliminamos cerca de 40 planilhas, vamos acabar com todas elas até junho deste ano e teremos o setor de pessoal adaptado ao sistema do e-social”, explicou a promotora Claire Vogel Dutra.

O trabalho de modernização tecnológica do DGP está sendo feito com a participação do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e os novos sistemas estão sendo aprimorados. “É preciso a compreensão de todos para este período de mudança de sistemas, é natural termos problemas pontuais, mas estamos trabalhando intensamente para fazermos os ajustes necessários o mais rápido possível”, afirmou a promotora.

Os promotores e promotoras das comarcas de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda, Comodoro, Araputanga, Vila Bela da Santíssima Trindade e Jauru, que integram o Polo 3, também foram informados da implantação do Escritório de Representação do MPMT em Brasília, numa parceria com outros estados, que servirá de apoio logístico e institucional para atuação de membros do MPMT junto aos órgãos superiores do Judiciário e aos outros poderes da República.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça mantém liminar para contratação emergencial de médico legista
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA