Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

Projeto desenvolvido em MT é apresentado no Distrito Federal

Publicados

MP MT


O projeto Reconstruindo Sonhos, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros, foi apresentado a promotores de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Durante o encontro, realizado nos dias 19 e 20 de abril, em Brasília, promotores e promotoras de Justiça trocaram experiências relacionadas à promoção e defesa dos direitos dos reeducandos.

Desenvolvido em unidades prisionais de Mato Grosso, o projeto Reconstruindo Sonhos é dividido em duas etapas. Na primeira são realizados 12 encontros, que ocorrem uma vez por semana e abordam temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes.

No dia 19, as promotoras de Justiça Josana Fátima de Carvalho Guariente e Ludmilla Evelin de Faria foram recebidas pelos promotores de Justiça Claudia Tomelin e Rodrigo Machado e por outros membros do Nupri (Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional) e, no fim do dia, foram recebidas pela procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa. 

Leia Também:  CSMP divulga lista de inscritos em editais

“A troca de experiências entre as instituições fortalece o posicionamento do Ministério Público nesta temática tão urgente. As ideias, as iniciativas e tudo que foi compartilhado será de grande importância para nossa atuação”, destacaram as promotoras do MPMT.

Na quarta-feira (20), as promotoras de Justiça do MPMT se encontraram com integrantes da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema). Na ocasião foi apresentada a estrutura e o trabalho desenvolvido na unidade. Elas também participaram de uma reunião temática sobre alternativas penais desenvolvidas pelo projeto Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O encontro foi aberto pela procuradora Fabiana Costa e os trabalhos mediados pela promotora de Justiça e assessora Criminal do MPDFT, Selma Leão Godoy. O procurador de Justiça do MPDFT José Eduardo Sabo também esteve presente.

As apresentações sobre o Fazendo Justiça foram conduzidas pelos coordenadores, Fabiana Leite e Talles Andrade de Souza. Entre outras questões, eles detalharam as ações da iniciativa, que é dividida em quatro eixos: proporcionalidade penal, cidadania, sistemas e identificação civil e socioeducativo.

Leia Também:  Procurador de Justiça reforça defesa da democracia e prega inclusão

A promotora de Justiça Claudia Tomelin, uma das coordenadoras do Nupri, afirma que visitas de membros de outras instituições enriquecem o trabalho feito pelo MPDFT, pois nesses encontros diferentes realidades são apresentadas à instituição. “Essa troca de experiências entre os Ministérios Públicos é de importância ímpar para conhecer distintas realidades, compartilhar experiências e aprimorar nossa atuação”, diz.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPMT oferece curso para alunos oficiais da PM nesta segunda
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA