Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

Rede de proteção defende vacina e aposta na sensibilização dos pais

Publicados

MP MT


As instituições que integram a Rede de Proteção à Criança e Adolescente no município de Sinop, distante 498 km de Cuiabá, deliberaram nesta terça-feira (08) que vão atuar conjuntamente para assegurar o cumprimento da Lei e da posição oficial da ciência em relação à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos. A principal estratégia de atuação será a sensibilização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação do público infantil. Foi decidido ainda que o munícipio disponibilizará postos de vacinação nas escolas para aqueles que desejarem vacinar seus filhos no local.

O titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, ressaltou a importância da iniciativa das instituições que integram a Rede de Proteção em Sinop, esclarecendo que a posição oficial do Ministério Público Brasileiro é pela obrigatoriedade da vacinação de crianças e adolescentes, conforme prevê a Nota Técnica 02/2022 do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Leia Também:  Advogado é denunciado por tentar matar namorada com barra de ferro

“O Ministério Público não tem um perfil autoritário e impositivo, mas desejamos sim que os pais consigam ter todas as informações necessárias para poder vacinar seus filhos , tendo a certeza que é o melhor caminho”, observou o procurador de Justiça.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotor de Justiça Nilton César Padovan, acrescentou que existem várias decisões judiciais e manifestações de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a obrigatoriedade da vacinação e da exigência da carteira de vacinação pelas escolas. “O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma Lei Federal e em seu artigo 14, § 1º, prevê claramente que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, informou.

Ele lembra ainda que, embora existam posições individuais de alguns médicos contra a vacina em crianças, a posição oficial da ciência brasileira é aquela manifestada pelos órgãos que representam os médicos, a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira. Todas defendem a vacinação autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia Também:  Liminar determina suspensão das atividades e interdição de abatedouro  

Integram a Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Sinop, o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Município, secretarias Municipais de Saúde e de Educação e o Conselho Tutelar.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Viúva e amante são condenados pelo assassinato do marido
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA