Search
Close this search box.
CUIABÁ

POLÍCIA

Atendimentos da Gestão de Pessoas garantem direitos e qualidade de vida dos servidores

Publicados

POLÍCIA

Em busca de garantir os direitos e a promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores da instituição, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Polícia Civil de Mato Grosso fechou o ano de 2022 com mais de 40 mil procedimentos e quase 2,2 mil atendimentos realizados.

Vinculada à Diretoria Geral, a coordenadoria tem a atribuição de coordenar a implantação das políticas e programas da administração estadual, relacionadas ao desenvolvimento de recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, bem como orientar as unidades da Polícia Civil, assegurando aos servidores seus direitos administrativos e funcionais.

Subdivida em dois setores distintos, o trabalho da coordenadoria é realizado pela Gerência de Provimento, Manutenção e Monitoramento (GPMM), responsável pela área administrativa ligada ao servidor e pela Gerência de Aplicação Desenvolvimento Saúde e Segurança (GADSS) voltada aos aspectos funcionais e qualidade de vida. 

A Gerência de Provimento, Manutenção e Monitoramento (GPMM), tem a missão de atender as demandas da área programática e sistêmica, assegurando aos servidores seus direitos de movimentação, licenças, afastamentos, administração de despesa com pessoal, gerenciamento da folha de pagamento e o monitoramento; já a Gerência de Aplicação Desenvolvimento Saúde e Segurança (GADSS) busca assegurar aos servidores progressões funcionais, oportunizar o desenvolvimento de competências e promover política de saúde e segurança no trabalho. 

GPMM

No decorrer do ano de 2022, a equipe da GPMM contabilizou mais de 40 mil procedimentos realizados, entre 3.925 férias, 1.261 publicações, 925 implantações de licenças-prêmio, 27.055 lançamentos de adicional noturno, 1.519 jornadas voluntárias, 3.509 auxilio alimentação, 4.229 chamado a qualquer hora e 27 ajudas de custos.

Entre outros números de destaque está a elaboração da vida funcional para aposentadoria de 74 servidores, efetivando aposentadoria de 28, sendo 16 investigadores, 06 escrivães e 06 delegados; elaboração e acompanhamento de 72 processos de servidores cedidos para outros órgãos, 37 processos de servidores de outros órgãos cedidos para a Polícia Civil 06 processos de servidores em Licença de Mandato Classista, 175 processos de abono de permanência e 61 processos de quitação de valores.

Leia Também:  Autor de homicídio de interno de clínica de recuperação é condenado a 19 anos de reclusão

Foram incluídos 11 novos servidores efetivos, 12 servidores contratados e 21 servidores foram desligados por causas diversas, além do acompanhamento de contratação dos 446 estagiários que auxiliam as unidades da Polícia Civil, sendo 162 de graduação e 284 de pós-graduação.

Entre outros serviços realizados pela GPMM, estão a inclusão de dependentes, vacância, acompanhamento de servidores exonerados/demitidos, encaminhamento de pensão alimentícia, alteração de dados cadastrais e dados bancários, licença gala, licença luto, lançamento de cargos comissionados, acompanhamento e publicação da escala anual de férias e licença prêmio, recadastramento anual, conferência da entrega anual da Declaração de Bens e Valores, lançamento de Portaria Punitiva e de remoções no SEAP.

GADSS

Responsável pela aplicação dos servidores, garantindo o enquadramento e progressão nas formas previstas na lei de carreira, a equipe da GADSS realizou o enquadramento inicial de 09 servidores que entraram em efetivo exercício, o aproveitamento de 586 e a progressão horizontal de 687 servidores e progressão vertical de 1.123, tendo acompanhado e publicado 2.761 avaliações de desempenho de escrivães e investigadores.

A Gerência também é responsável pela promoção e a proteção da saúde, a prevenção de doenças, bem como a identificação e análise de fatores condicionantes e determinantes dos riscos e agravos à saúde dos servidores relacionados às condições de trabalho, por meio de convênios e projetos.

Durante o ano, foram realizados 2.188 atendimentos aos servidores pela equipe psicossocial, destes 309 passaram por atendimento psicológico, 129 por atendimento social e 399 por atendimento referente a Covid-19. Além disso, foram realizadas orientações e registro de comunicação de acidente e agravo à saúde de 04 servidores,  07 acompanhamentos de processo de aposentadoria por incapacidade permanente e 858 encaminhamentos de atestados médicos para perícia do Estado.

Leia Também:  Autoridades são homenageadas por contribuição ao trabalho do Comando de Policiamento Especializado da PM

Com o intuito de promover qualidade de vida, a GADSS desenvolveu atividades e campanhas voltadas para o servidor como: Dia do Servidor Público, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Arte e Cultura em Ação e Natal Solidário.

Gestão de Pessoas Itinerante

Objetivando o estreitamento com os profissionais atuantes no interior do Estado, o ano de 2022 foi marcado pela execução do Projeto: “Gestão de Pessoas Itinerante”, sendo visitadas as 13 regionais vinculadas à Diretoria do Interior, levando informações sobre os produtos, serviços e ações de prevenção à saúde e segurança no trabalho.

Salas de descompressão

O ano também foi marcado pela aquisição e distribuição de equipamentos/bens (TV SMART 32 “, 4K, aparelho condicionador de ar 12.000btus, estante para livros, geladeira frostfree 240litros, 110v, micro-ondas 31 litros, purificador/refrigerador de água, sofá de três lugares, poltrona retrátil e mesa redonda com quatro cadeiras) para serem montadas salas de descompressão em dez regionais do interior do Estado.

Pão Diário

Foram distribuídos durante o ano de 2022 950 exemplares do projeto “Pão Diário, 1ª edição” às unidades de todo o Estado, finalizando com o recebimento de 1.000 exemplares do projeto “Pão Diário, 2ª edição” para o ano de 2023.

O Projeto Pão Diário é uma inovação, atendendo as Forças de Segurança Nacional, contribuindo com a qualidade de vida e espiritualidade, não se tratando de religiosidade, mas do cuidado mental e espiritual dos profissionais da Segurança Pública, fortalecendo e amparando em necessidades distintas e dinâmicas na atuação profissional, estando presente em 156 países e traduzido para 56 idiomas.

Com a realização do projeto, foi convidado a desenvolver a função de capelão da Polícia Civil, o delegado de Polícia aposentado, Genison Brito Alves Lima, que presta assistência, contribuindo no tratando da mente e da alma do servidor.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado

Publicados

em

A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.

Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.

A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.

O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.

Investigação

Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante dono de supermercado em Porto Alegre do Norte

As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.

As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.

Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.

Leia Também:  Patrulha Maria da Penha atende quase três mil mulheres vítimas de violência doméstica

Reaver veículo e desistência de ação

De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.

Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.

As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.

Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA