POLÍCIA
Policiais e autoridades civis são homenageados com a Moeda Honorífica do Bope
POLÍCIA
Mais de 100 policiais militares e autoridades civis foram homenageados na solenidade de aniversário de 34 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope), realizada na noite desta quarta-feira (16.02), no Teatro Zulmira Canavarros, na capital.
Na ocasião, a unidade especializada da PM entregou a honraria “Moeda Honorífica do Bope” a personalidades e policiais militares pelos relevantes serviços prestados e parcerias com o trabalho desempenhado pela instituição.
“Agradeço aos policiais militares e ex-comandantes do Bope que conduziram essa unidade ao patamar que se encontra hoje, ao Governo do Estado por importantes investimentos, como aquisições de novos armamentos, viaturas, dentre outras ações. Cada policial do Bope é crucial para a consolidação das operações especiais em Mato Grosso”, ressaltou o comandante do Bope, tenente-coronel Fabiano Pessoa.
Homenageado com a “Moeda Honorifíca do Bope”, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, declarou que sente muito orgulho da unidade que combateu a modalidade “Novo Cangaço”, reconhecida no país inteiro por sua capacidade técnica e sucesso em suas atuações no combate à criminalidade.
O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, destacou os novos investimentos destinados pela atual gestão para a unidade especializada. “Ao final desta gestão, o Bope contará com 100% da planta de armamento renovada. Os novos fuzis entregues pelo Governo do Estado aos policiais do Bope são um dos melhores do mundo, a Polícia Militar de Mato Grosso é a única que possui esse armamento. O que será um dos maiores legados na Segurança Pública”, destacou.
O Bope foi fundado em fevereiro de 1988, possui 118 policiais e integra o Comando Especializado (Cesp), atendendo ocorrências de maior complexidade e potencial ofensivo, como roubo a banco, tráfico de drogas, assalto com refém, além das ações criminosas envolvendo o uso de artefato explosivo.
Em 2021, os policiais do Bope realizaram 14 operações, atenderam 117 acionamentos, prestaram 28 ações de apoio a outras unidades da PM e de outras instituições estaduais das Forças de Segurança, e realizaram 89 patrulhas bancárias. A equipe especializada antibomba atendeu 47 ocorrências e a equipe do Canil Bope atendeu 43 demandas.
Participaram da solenidade, o comandante adjunto geral da PM, coronel Daniel Lipi Alvarenga, dos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Elizeu Nascimento, dentre outras autoridades civis e militares.
MATO GROSSO
Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado
A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.
Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.
A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.
O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.
Investigação
Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.
As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.
As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.
Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.
Reaver veículo e desistência de ação
De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.
Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.
As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.
Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.
-
MATO GROSSO3 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO3 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO18 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo