Search
Close this search box.
CUIABÁ

POLÍCIA

PRF em MT encerra campanha do Maio Amarelo com redução de 16% no número de acidentes

Publicados

POLÍCIA

Foi encerrada no dia 31/05 a campanha ‘Maio Amarelocom tema “Juntos Salvamos Vidas”, a qual teve como um dos objetivos a redução do número de acidentes com ações de conscientização no trânsito.

Foram cerca de 10 mil pessoas atendidas em diversas ações de educação para o trânsito no Mato Grosso, dentre elas, palestras, ações educativas realizadas nas unidades da PRF, como o Cinema Rodoviário, em empresas, associações, escolas e nas ruas, em parceria com outros órgãos como o DETRAN, Polícia Militar e órgãos de trânsito municipais.

Este mês ainda tivemos o lançamento da 17ª Edição do FETRAN (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito) que segue até o mês de outubro, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o seu comportamento no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito.

Todas essas ações, sejam diretamente ou indiretamente refletem nos resultados. Graças à atividade intensa de realização de ações educativas e reforço da presença policial em trechos considerados críticos, o balanço de maio revelou uma diminuição de 16% no número de acidentes em relação ao mês de maio do ano passado, assim como menor índice de pessoas feridas, apresentando uma redução de aproximadamente 6%.

Leia Também:  Foragido do Ceará tem prisão cumprida na região norte de Mato Grosso

Somente nesses 31 dias do mês de maio, as equipes da PRF no Mato Grosso fiscalizaram cerca de 28 mil pessoas e mais de 30 mil veículos que transitavam pelas rodovias federais do estado.

Foram flagrados 860 casos de condutores ou passageiros sem cinto de segurança. Além de 166 casos de crianças sem dispositivo de retenção (DRC) e 769 ultrapassagens proibidas.

Com forte atuação também no combate à criminalidade, a PRF apreendeu cerca de 1900 kg de cocaína, 36 kg de maconha e 344 m³ de madeira ilegal. Além de recuperar 34 veículos produto de furto/roubo.

O mês de maio chegou ao fim, porém as ações e as fiscalizações da PRF continuarão visando um trânsito seguro para todos, pois “Juntos salvamos vidas”.

Fonte: PRF MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado

Publicados

em

A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.

Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.

A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.

O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.

Investigação

Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.

Leia Também:  Polícia Civil e Bombeiros localizam corpo de criança assassinada em Colíder

As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.

As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.

Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.

Leia Também:  Foragido do Ceará tem prisão cumprida na região norte de Mato Grosso

Reaver veículo e desistência de ação

De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.

Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.

As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.

Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA