POLÍTICA MT
Agosto Verde: Comissão de Educação do TCE-MT apresenta ações voltadas à indução de políticas públicas para Primeira Infância
POLÍTICA MT
Agosto foi instituído como o Mês da Primeira Infância.
Agosto foi instituído como o Mês da Primeira Infância e, em alusão ao período, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Antonio Joaquim, divulgou um balanço de ações efetivas voltadas à indução de políticas públicas para crianças com idade entre zero e seis anos, que compõem a primeira fase do desenvolvimento humano.
As ações foram elogiadas pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, durante a sessão ordinária desta terça-feira (20). “Parabéns, mais uma vez, pelo seu empenho, por seu trabalho pela educação, especialmente pela educação infantil. Estes resultados são frutos de muita dedicação. Pode contar com essa Presidência para todas as suas iniciativas.”
Na ocasião, Antonio Joaquim reforçou a importância da Primeira Infância. “Esse período abrange aspectos físicos, cognitivos, intelectuais, emocionais e sociais, ou seja, tudo que essa criança passar nessa faixa etária será refletido no decorrer de sua vida. Por isso, faço questão de assinalar o compromisso efetivo do TCE-MT para com a execução de políticas públicas voltadas à primeira infância.”
Dentre as diversas ações promovidas pela Copec, o conselheiro destacou que Mato Grosso foi um dos primeiros estados do Brasil a atuar na organização de filas nas creches e o primeiro a ter recursos no Planoplurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), na fonte Educação, para creches. “Essa iniciativa tem as digitais do TCE. Agora, por meio da Copec, estamos presentes na Assembleia Legislativa acompanhando os trabalhos relativos à LOA de 2025 e à conclusão de 15 creches com obras inacabadas, conforme compromisso do Governo do Estado.”
O levantamento nacional de informações relativas às creches, a publicação do Glossário da Educação, o levantamento estadual sobre cumprimento do Compromisso Nacional com a Criança Alfabetizada e a fiscalização quanto ao cumprimento com o Pacto Nacional pela Erradicação do Analfabetismo também foram ações elencadas pelo presidente da Copec.
“Estes registros demonstram o compromisso do TCE-MT com a Primeira Infância. Como presidente da Copec, agradeço o apoio de todos no desenvolvimento de ações e atividades, especialmente das instituições que integram o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política Pública da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT)”, concluiu Antonio Joaquim.


MATO GROSSO
Governo esclarece fala de Mauro Mendes sobre câmeras em fardas de policiais
A Secretaria de Estado de Comunicação esclareceu a fala do governador Mauro Mendes durante entrevista à rádio CBN, onde ele discutiu a proposta de colocar câmeras nas fardas de policiais. De acordo com o governo, o governador não fez ataques à magistratura estadual ou a qualquer outra categoria, como foi interpretado erroneamente em algumas versões de sua declaração.
Em relação à fala do governador Mauro Mendes na entrevista à rádio CBN sobre câmera nas fardas de policiais, a Secretaria de Estado de Comunicação esclarece que:
O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração.
Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas tambem em diversas profissões e na classe política – a qual o próprio governador pertence.
Infelizmente, a frase foi interpretada de forma equivocada, pois circulou uma versão com corte. Segue a íntegra da fala do governador e o vídeo em anexo.
“Quando a gente discute esse negócio das câmeras aí, das fardas, botar câmeras nas fardas policiais. Se nós vamos botar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, comete alguma coisa errada, vamos colocar a câmera em todo mundo, para vigiar todo mundo, então tá bom. Vamos colocar a câmera em todos os políticos, em todos os governadores, em todos os prefeitos, em todos os deputados estaduais. Ei, mas tem juiz que também vende sentença, foi flagrado vendendo sentença, desembargador vendendo sentença. Então vamos botar câmera em todos os juízes, em todos os desembargadores. Ei, tem gente do Ministério Público também, então vamos colocar câmera em todo mundo do Ministério Público. Então, existem umas discussões às vezes, que elas são muito atravessadas, né?”
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS3 horas atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar