MATO GROSSO
Alfaiate “ícone da Cuiabania” morre aos 103 anos
MATO GROSSO
Ícone da cuiabania, o alfaiate mais antigo da Capital, Antônio Armindo Pedroso Dias, o Seo Pedroso, morreu na manhã deste sábado (12), aos 103 anos. A informação foi confirmada pelo filho dele, Edmar Pedroso Dias, nas redes sociais. Durante sua carreira, Seo Pedroso vestiu diversos políticios e nomes da ‘sociedade cuiabana’.
“Hoje meu pai foi para a nova morada. Um homem íntegro, honesto e que deixa um legado muito grande de ensinamentos a nossa família. Que deus nos conforte”, disse Edmar na publicação.
Apesar de ser natural de Poconé, se tornou um rosto que merece ser eternizado na histórica de Cuiabá. Começou a se interessar por alfaiataria em 1928, quando era aluno do Colégio Salesiano São Gonçalo.
Além das roupas e do espírito bohemio, outra paixão era o futebol. Ele jogou no Comércio Esporte Clube, em 1938. Viveu mais de 50 anos em uma casa na rua ‘mais charmosa da cidade’, a 24 de outubro, onde também funcionava a Pedro Alfaiataria Masculina, criada em 1950.
Seo Pedroso foi responsável pelas roupas de grandes políticos mato-grossenses, como José Fragelli, Filinto Müller, João Ponce de Arruda, Frederico Campos, Julio e Jaime Campos.
Quando Cuiabá completou 300 anos, recebeu uma homenagem do prefeito Emanuel Pinheiro, que o considerou ‘ícone de uma geração de vitoriosos, que atravessou os tempos e quebrou paradigmas e barreiras, chegando ao seu centenário de forma lúcida e com toda simplicidade”.
Velório está marcado para começar às 19h na Funerária Jardins, no bairro Bandeirantes. Ainda não há confirmação do sepultamento. Seo Pedroso deixa 11 filhos, netos e a esposa de 92 anos.
FONTE/ REPOST: YURI RAMIREZ – GAZETA DIGITAL
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.