Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Campanha Junho Violeta em MT é Lei de Botelho. Além de alertar para o combate à violência contra idosos, abre reflexões sobre novo cenário da “melhor idade”

Publicados

MATO GROSSO

Longevidade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a expectativa de vida do brasileiro aumentou. Em 2021, era de 72,8 anos e subiu para 76,2 anos neste ano. Em 2100, deve alcançar 88,2 anos. Refletir sobre os impactos desse novo cenário está entre as metas do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), ao criar a Lei 12.076, que institui a campanha Junho Violeta no Estado, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data celebrada mundialmente hoje (15 de junho), incentiva ações de mobilização, sensibilização, prevenção e conscientização da população em relação a todos os tipos de violência.

No calendário anual do Estado, “o Junho Violeta chama atenção da sociedade para olhar as necessidades de forma global dos idosos. Daqui a pouco, teremos muito mais pessoas com mais de 60 anos entre nós, do que jovens. Os números do IBGE estão aí para nos alertar sobre um novo cenário. Outra coisa: temos que dar fim às agressões, que acontecem principalmente, dentro de casa e minimizar as situações de vulnerabilidades, pois ninguém deve ser deixado para trás porque envelheceu”, contextualiza Botelho sobre as reflexões que englobam a Lei 12.076, sancionada pelo governo estadual, em 17 de abril deste ano.

Leia Também:  Laudo da Politec confirma que onça-pintada morta no Pantanal era monitorada

Estima-se que em 2025, o país terá, conforme o Estatuto do Idoso, cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. “Todos nós seremos idosos um dia. O jovem de hoje é o idoso de amanhã. Então, temos que aperfeiçoar o tratamento com a ‘melhor idade’. Pedimos mais respeito, carinho e amor”, desabafa o poeta Deiran Rudy, 63 anos, há mais de dois anos, acolhido no Lar Bom Jesus de Cuiabá.

Deiran Rudy, 63 anos, acolhido no Lar Bom Jesus de Cuiabá, pede mais carinho e respeito aos idosos

Deiran está certo. O envelhecimento da população e a maior longevidade representam novos desafios.  Nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometidas contra pessoas idosas, que apontam para cerca de 280 mil violações de direitos como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material. Cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação de direitos.

“Cuidar e proteger os idosos são responsabilidades, que devem ser assumidas pelo cidadão, órgãos governamentais e a sociedade civil organizada. Eu assumi o compromisso de evitar que a violência impeça a população idosa de viver bem e melhor. Por isso, convido que todos façam esse pacto também, pois a vida de todos importa, independentemente da idade”, afirmou Botelho.

Leia Também:  Secretário cita “sacrifício pela saúde” e é contra Carnaval em 2022

A Lei 12.076, voltada para conscientização da garantia dos direitos humanos e do enfrentamento à violência contra os idosos, segundo a Assistente Social do Lar Bom Jesus de Cuiabá, Adeline Basano Magalhães, representa uma evolução. “Temos que trabalhar esse olhar em relação ao idoso nas escolas, faculdades, ou seja, mudar a cultura de como estamos tratando hoje a pessoa com mais de 60 anos. Saber escutar e ter mais paciência são itens fundamentais para atender com qualidade esse público”, alerta Adeline, há 17 anos, no Lar Bom Jesus de Cuiabá, que hoje conta com 81 idosos abrigados.

O Dia D da campanha conscientiza ainda sobre o fim das agressões físicas, psicológicas e patrimoniais. Uma vez que o Estatuto do Idoso estabelece que: nenhum idoso deverá ser objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. “Todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, tem de ser punido”, frisa o Estatuto.

Onde procurar orientação ou denunciar?

– Unidades municipais de saúde;

– Delegacias;

– Disque 100 (Direitos Humanos); – 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship

Publicados

em

Os atletas Allysson Campos (PR) e Adriano Oliveira (MT) conquistaram o cinturão no MT Warriors Championship, o primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional de Mato Grosso.

As lutas foram realizadas neste sábado (27), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, em Cuiabá.

Allysson venceu por nocaute ainda no primeiro round, enfrentando José Carlos “Carlão”, de Cuiabá, na categoria peso pesado (94,1 kg).

Já na categoria peso cruzador (85,1 kg), Adriano, natural do Acre e morador de Cuiabá, venceu Gabriel Pérola, de Barra do Garças.

Com o Palácio das Artes Marciais lotado e uma estrutura de alto nível, o evento foi marcado por fortes emoções e muita adrenalina, prendendo a atenção do público do início ao fim. Ao todo, foram 11 lutas, incluindo as disputas de cinturão.

“Treinei muito e é muito gratificante poder levar esse cinturão. Só agradeço a Deus e a todos que me apoiaram para chegar até aqui”, ressaltou Allysson Campos.

Adriano Oliveira retornou às competições após oito anos afastado.

“A preparação foi difícil, porque eu estava há 8 anos sem lutar em campeonatos e me desdobrando em dois empregos. Recebi muito apoio para voltar e me dediquei ao máximo para conquistar esse título. A nossa família sabe o que a gente passa, e o meu maior prêmio é ter eles comigo aqui hoje”, destacou Adriano.

Com uma premiação total de R$ 50 mil, a maior já registrada em competições da modalidade no estado, o MT Warriors Championship chega para marcar uma nova era no esporte regional. O evento contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, Queen Fight, Sicredi, Movido Açaí, Ligraf, Prominas, TMF Engenharia e Construções, Visagro, Grupo FG, deputado estadual Beto Dois a Um, e deputado federal Fábio Garcia.

Leia Também:  VÍDEO: Trio é detido após roubo e sequestro de gerente em loja da região do CPA em Cuiabá

“Com a realização e o ótimo resultado deste evento, mostramos que podemos chegar ainda mais longe e estamos preparados para grandes competições nacionais e internacionais no Palácio das Artes, que foi reinaugurado esta semana já recebendo um campeonato profissional e com estrutura de ponta”, reforçou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.

Além dos títulos, três dos 11 campeões também garantem vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. Os nomes serão divulgados após avaliação técnica da arbitragem.

“Fizemos questão de valorizar tanto os atletas daqui como os de outros estados, para abrilhantar a competição e elevar o nível de Mato Grosso nessa modalidade. Deu tudo certo e estamos felizes com a repercussão. O empenho dos atletas e a presença do grande público foram essenciais”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Uma das novidades desta edição foi a estreia da disputa feminina: Ana Clara Montini, do Paraná, enfrentou e venceu Luany Rocha, de Mato Grosso, no card preliminar da categoria peso-pena (até 65 kg).

Leia Também:  Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), conferindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.

Confira abaixo os resultados de todas as lutas do 1º MT Warriors:

Peso Leve (60 kg): Leri Yuri X Wellyngton “Coringa” – Vencedor: Wellyngton

Peso Super Leve (69 kg): Otávio da Silva Barreto X Felippe Kenpfer – Vencedor – Fellipe

Peso Super Leve (69 kg): Murilo Galvão X Nathan Breno – vencedor: Murilo

Peso Médio (75 kg): Kallel de França X Paulo Antônio – Vencedor: Paulo Antônio

Peso Meio-Médio (71,8 kg): Lázaro Júnior X Oscar Schmidt – Vencedor: Lázaro

Peso super leve (69,1 kg): Augusto Almeida X Bruno Splenger – Vencedor : Bruno

Peso Combinado (até 78 kg): Rodrigo da Silva X Caio – Vencedor: Caio

Peso Combinado (até 82 kg) : Matheus Gomes X Augusto – Vencedor: Matheus

Peso Cruzador (85,1 kg): Gabriel Pérola de Araújo X Adriano de Oliveira Souza (Cinturão) – Vencedor – Adriano

Peso Pesado (94,1 kg): José Carlos “Carlão” X Allyson Campos (PR) (Cinturão) – Vencedor: Allyson

Feminino Peso Pena (até 65kg): Ana Clara Montini X Luany Rocha – Vencedora: Ana Clara

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA