Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza treinamento para atendimento de ocorrências em cachoeira

Publicados

MATO GROSSO

Militares da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9º CIBM) realizaram, nesta quinta-feira (13.07), treinamento de atuação com resgate de vítimas em cachoeira. A ação faz parte do planejamento anual do Comando Regional Bombeiro Militar II e do plano de instrução continuada, onde cada unidade subordinada deve realizar instruções semanais e treinamentos operacionais ao longo do ano.

Durante a ação, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) simulou o atendimento a vítimas de queda de plano elevado, envolvendo uma vítima com várias fraturas, que necessitou de imobilização em prancha rígida e posterior retirada em prancha tipo cesto. Outras duas vítimas foram resgatadas com a técnica “bombeiro x vítima”.

Segundo o major BM Vinicius, comandante da 9ª CIBM, a operação envolveu todas as etapas de uma ocorrência de salvamento em cachoeiras, desde os treinamentos com as guarnições ao longo da semana, o estudo de caso, montagem do cenário, isolamento da área, salvamento e a condução até o hospital municipal.

“Criamos uma situação em que, além dos riscos, por se tratar de um plano elevado e sua demografia, o incidente teve três vítimas, sendo uma delas com múltiplas fraturas e as outras duas apenas com escoriações. A equipe de bombeiros usou da técnica de rapel para acessar as vítimas, realizou o primeiro atendimento, fez a triagem das vítimas, montagem do sistema de tirolesa e em seguida a remoção até o topo da cachoeira, onde as equipes de socorro estavam posicionadas”, explicou o major Vinicius.

Leia Também:  PM prende homem por tentativa de estelionato e simular próprio sequestro

“Essas atividades são de suma importância para um trabalho conjunto, por meio do qual podemos aprimorar nossas habilidades e conhecimentos de resgate em situações reais. Sabemos que o treinamento é peça fundamental para uma boa resposta a esse tipo de ocorrência. Estando bem preparados fisicamente e psicologicamente e existem grandes chances de sucesso no atendimento, cumprindo as ações pré-estabelecidas nos protocolos”, ressaltou o major.

O treinamento foi realizado na Cachoeira da Mulata, no município de Jaciara-MT, área de atuação da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar, ponto turístico da cidade. Para a realização da atividade, o CBMMT contou com a parceria do SAMU Jaciara, que disponibilizou uma ambulância para a prevenção.

 

BOMBEIROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Servidores do Lacen apresentam trabalhos científicos sobre a Covid-19 em congresso nacional

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA