MATO GROSSO
Emanuel diz que está em “lua de mel” com senador e afirma que Bezerra ainda não decidiu apoio
MATO GROSSO
O presidente Emanuel Pinheiro (MDB) se mostrou muito próximo do senador Wellington Fagundes (PL) e sinalizou que irá apoiá-lo tanto para reeleição em 2022 quanto se optar por concorrer ao Governo do Estado. Segundo Emanuel, ele e Wellington são “amigos para sempre” e estão em “lua de mel, rolando no chão de felicidade”.
“Eu e o Wellington, amigos para sempre, lua de mel, rolado no chão de felicidade. Parceiro, amigo, acho que o momento acho que ficou medo é dele, tanto para senador quanto para governador. Ele tinha que trabalhar isso como político experiente, respeitado, com credibilidade, e conseguiu estar em todos os cantos do Mato Grosso. Então eu acho que ele é um resgate da classe política bem na linha do pronunciamento que eu fiz ali hoje e vocês ouviram. Então eu acho que o momento é dele para o Governo do Estado e evidentemente para o Senado da República”, afirmou o prefeito, na última quinta-feira (30).
Segundo o emedebista, o presidente estadual de seu partido, Carlos Bezerra, ainda não decidiu quem o partido irá apoiar nas eleições ao Senado neste ano, apesar das conversas de que o MDB estaria com o atual deputado federal Neri Geller (PP), pretenso candidato ao Senado.
“E quanto ao apoio do MDB, é um ensaio do deputado Bezerra. O MDB só vai decidir quem vai apoiar na época da convenção”, argumentou Emanuel. Em outubro, no entanto, Bezerra chegu a confirmar que o partido caminha para apoiar a pré-candidatura de Neri. O cacique disse, após reunião com o governador Mauro Mendes (DEM), que ainda faltava consultar apenas alguns membros, mas que todos os que foram ouvidos concordavam com a posição.
FONTE/ REPOST: ISABELA MERCURI – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.