Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Jornalista avoca Constituição e não comparece ao interrogatório da Comissão de Ética

Publicados

MATO GROSSO

O jornalista Romilson Dourado, proprietário do site “RD News”, avocou o trecho da Constituição Federal que assegura sigilo à fonte para justificar sua ausência no depoimento à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta segunda-feira (26). O grupo investiga denúncias de “rachadinhas” no gabinete da vereadora Edna Sampaio, após matérias veiculadas por Romilson.

O relator Kássio Coelho (Patriota) demonstrou não estar surpreso. “Já previa que o senhor Romilson não estaria aqui, até porque a imprensa tem essa liberdade de trabalho. Nas minhas falas, sempre expus achar difícil ele comparecer”, declarou o vereador.

Já Wilson Kero Kero (Podemos) destacou o empobrecimento do debate com a falta do jornalista, peça fundamental dentro da conjectura do processo. “O importante era ouvir o Romilson, mas a imprensa tem essa prerrogativa legal e temos que respeitar”, apontou.

O presidente da Comissão de Ética, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), leu na sessão documento apresentado à Câmara pelos advogados de Romilson, informando sobre sua escolha de não participar. O texto reforça que o convite foi facultativo e que o jornalista está à disposição para contribuir com a investigação, compartilhando por e-mail documentos aos vereadores.

Leia Também:  VÍDEO: A emoção tomou conta, no reencontro entre os pais e o adolescente Isaac Souza, de 15 anos, que foi localizado numa área rural de Pontes e Lacerda, após 5 dias desaparecido.

“Sobre o não comparecimento, conto com a compreensão dessa Comissão, evitando o ajuizamento de medidas judiciais ou qualquer outro percalço que possa acarretar maiores prejuízos aos trabalhos dessa Comissão”, mencionou Sá na reunião.

Rodrigo ainda lembrou que, nesta quarta-feira (28), será o primeiro depoimento de Edna Sampaio. A vereadora terá cinco sessões para fazer sua defesa e apresentar provas. Após esse período, Kássio Coelho entrega parecer da relatoria, que será apreciado por outras comissões da Casa. Sendo aprovado, o conteúdo seguirá para votação no plenário.

HNT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  POR UNANIMIDADE, TCE EMITE PARECER FAVORÁVEL À APROVAÇÃO DAS CONTAS DA PREFEITURA DE CHAPADA DOS GUIMARÃES

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA