MATO GROSSO
Mãe gambá procura refúgio em casa para dar à luz aos seus filhotes em MT
MATO GROSSO
Uma mãe gambá procurou refúgio em uma casa em Sorriso, a 240 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (12), para dar à luz. Ela subiu em uma mesa no quintal da residência localizada na zona urbana, onde permaneceu cuidando dos filhotes, após o parto. A dona da casa foi até o quintal lavar roupa e quando pegou uma bacia em cima da mesa viu a mãe gambá deitada.
O animal estava muito assustado e estressado. Quando a mulher se aproximava para tentar espantá-la, ela tinha uma reação de defesa.
O Corpo de Bombeiros foi ao local e retirou a mãe gambá da mesa junto com os filhotes. Eles foram colocados em um recipiente para ser soltos em outro ambiente.
De acordo com uma bombeira que ajudou no resgate do animal, os gambás vão passar por uma avaliação, que vai decidir se vão ser soltos na natureza, mas, como são recém-nascidos, os filhotes vão ficar sob cuidados até que estejam prontos para voltar ao habitat natural.
Embora o habitat natural seja floresta, esses animais se adaptam bem em regiões com presença humana, inclusive as cidades. Animal onívoro, o gambá alimenta-se de quase tudo: raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, serpentes, lagartos e aves.
A gambá fêmea tem em média três gestações por ano. Uma única fêmea gera de 7 a 12 filhotes por vez.
Em geral eles têm a pelagem cinza e, no Brasil, ganham vários nomes diferentes, dependendo da região onde são encontrados. Em Mato Grosso, são conhecidos como micurê; na Amazônia, de mucura; na Bahia, saruê e no Ceará e Pernambuco são chamados de timbu ou cassaco.
Os principais predadores do gambá são a coruja, o gato-do-mato, mamíferos carnívoros e serpentes, mas nas cidades, onde também são vistos, frequentemente terminam atropelados, já que a visão se ofusca com os faróis dos carros. Seus hábitos são noturnos – e a sua mobilidade é pequena fora dos galhos das árvores.
No mundo, existem cerca de 272 espécies conhecidas de marsupiais, das quais 200 ocorrem na Austrália e países-ilhas vizinhos. No Brasil, são 44, com uma ameaçada de extinção: a cuíca-de-colete, natural de Rondônia. A média de vida de um gambá é de 2 a 5 anos.
FONTE:G1
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão