MATO GROSSO
Prefeito de Chapada ironiza riscos: “Gripe é normal; médico indica antigripal”
MATO GROSSO
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), negou a possibilidade de cancelar a festa de Réveillon no município, que terá show da banda de axé Araketu.
A realização do evento tem sido alvos de críticas por parte da população, principalmente em razão do surto do vírus da influenza A H3N2, batizada de Darwin, que tem superlotado as unidades de saúde da cidade.
Outra preocupação é que o evento, que deve atrair milhares de turistas, resulte em uma nova onda de contaminação em massa pela Covid-19.
Froner ironizou a preocupação e disse que, em relação à gripe, a doença não traz risco de vida às pessoas.
“As gripes são frequentes. Agora, claro, os indíces têm assustado muito, mas no dia a dia, lá [na Unidade de Pronto-Atendimento] estamos vendo que não há risco nenhum. Gripes são normais, os médicos atendem com antigripais, vitaminas”, disse.
Já com relação à Covid-19, o prefeito afirmou que a pandemia está controlada na cidade.
“Mais de 100% da população já tomou a primeira dose e 97% já tomaram a segunda dose. Não temos casos de Covid há mais de 100 dias e isso nos dá segurança de manter aquecido a tradição de Chapada de fazer confraternização”, afirmou.
Conforme Froner, haverá monitoramento para que todos os protocolos de biossegurança para prevenção da Covid e gripe sejam cumpridos durante a festa.
Apesar disso, em eventos recentes com grande concentração de público, o que tem ocorrido é o total desrespeito ao uso de máscaras.
FONTE/ REPOST: THAIZA ASSUNÇÃO- MÍDIA NEWS
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.