MATO GROSSO
STF manda investigar deputado de MT por chamar mulher de “mulamba”
MATO GROSSO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito (INQ 4884) para apurar a suposta prática do crime de racismo pelo deputado federal José Medeiros (Pode-MT). O ministro acolheu pedido formulado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu indícios da prática do crime em uma postagem do parlamentar na rede social Twitter.
Nos autos, a PGR narra que, em 25/2 deste ano, Medeiros teria se manifestado de forma discriminatória contra a comunidade negra ao chamar de “mulamba” uma cidadã que defendeu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a postura de políticos diante da pandemia da covid-19. Segundo o Ministério Público, ao utilizar o termo angolano, que remonta à época da escravidão, para se referir à cidadã, o parlamentar teria incorrido em discriminação negativa à raça negra.
Para a PGR, a mensagem de Medeiros não estaria dentro dos limites da liberdade de expressão e evidencia possível dolo de conduta discriminatória e preconceituosa, “além do especial estado de ânimo consubstanciado na intenção, livre e consciente, de menosprezar esse grupo social”. O crime de racismo é previsto na Lei 7.716/1989, e a pena é aumentada se o delito for cometido em meios de comunicação social ou em publicação de qualquer natureza (artigo 20, parágrafo 2º).
INVESTIGAÇÃO
Em sua decisão, o ministro destacou que para o Ministério Público, titular da ação penal pública, formar sua opinião a respeito do suposto delito, é necessário realizar a investigação. Assim, ele deferiu as diligências requeridas pela PGR e determinou a expedição de ofício ao Twitter para que preserve a postagem do parlamentar. Determinou, ainda, que a Polícia Federal realize sua oitiva no prazo de 10 dias e que Medeiros seja notificado para que, se desejar, apresente explicações e informações suplementares.
OUTRO LADO
A assessoria de imprensa de José Medeiros se posicionou por meio de nota.
Veja a íntegra:
O deputado federal José Medeiros afirma que não teve acesso aos autos e não foi notificado. No entanto, esclarece que a resposta em sua rede social estava em um contexto de discussão política com o deputado Orlando Silva, tanto que o foco central é a necessidade de votos para a reeleição.
A expressão “mulamba” usada se referia no sentido figurado, a pessoa indecisa, que titubeia, sem determinação e firmeza de caráter. No caso, uma pessoa que chama, sem provas, um presidente da República de assassino.
De origem nordestina, Medeiros vive há mais de 40 anos em Mato Grosso e nas duas regiões a expressão mulambo (a) não tem conotação racial. Por fim, o parlamentar repudia qualquer tipo de discriminação e a tentativa de setores da esquerda de representar judicialmente contra parlamentares da base de apoio do presidente Bolsonaro.
FONTE: REDAÇÃO FOLHAMAX
MATO GROSSO
Mais de 2 mil atletas disputam 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo neste domingo (24)
Prova integra o calendário oficial de eventos do Corpo de Bombeiros, que celebra 60 anos de história em 2024.
Mais de 2 mil atletas competirão, neste domingo (24.11), a tradicional Corrida Sesc Homens do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em parceria com o Sesc Mato Grosso. O evento terá início às 6h30, com largada na Diretoria de Administração Institucional da corporação, em Várzea Grande.
Consolidada como uma das principais iniciativas esportivas da região metropolitana de Cuiabá, a Corrida Sesc Homens do Fogo atrai participantes de todas as idades. A corrida integra o calendário oficial de eventos da corporação, que celebra 60 anos de história em 2024.
Além de incentivar a prática esportiva, a ação possui um caráter social importante, já que as inscrições foram feitas mediante a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade.
A corrida terá dois percursos – um de 5 km, e outro de 10 km. Em ambos, a largada e a chegada serão na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, localizada na Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande. A medição oficial será realizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).
Os primeiros colocados nas categorias Geral e Segurança Pública, nos dois percursos, receberão troféus e premiação em dinheiro, totalizando R$ 8,3 mil. Já os melhores classificados por faixa etária também serão premiados com troféus. Todos os participantes inscritos ganharão medalhas de participação.
Como atrativo extra, o evento realizará o sorteio de duas bolsas de estudo com 50% de desconto em cursos superiores na área de tecnologia digital oferecidos pela Univag.
Serviço
Evento: 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo acontece neste domingo (24)
Dia e hora: Domingo (24.11), largada às 6h30
Local: Diretoria de Administração Institucional do CBMMT – Rua Alameda Júlio Muller, bairro Alameda, em Várzea Grande
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Brasileiros na Bolívia: alunos de medicina relatam maus-tratos em internatos hospitalares
-
MATO GROSSO2 dias atrás
VÍDEO: Mulher casada e amante leva salve de facção em Sapezal
-
CUIABÁ3 dias atrás
VÍDEO: O preço alto dos ingressos estipulado pela diretoria do Cuiabá afastou o público e Cuiabá X Flamengo jogam numa Arena Pantanal quase vazia.
-
TV TONINHO DE SOUZA5 dias atrás
VÍDEO: Uma onda de “Matança de Cachorros” provocou medo e revolta entre os moradores do bairro São Francisco, em Várzea Grande (MT).
-
TJ MT2 dias atrás
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
VÍDEO: bombeiros resgatam mulher que caiu de viaduto próximo à Arena Pantanal, em Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias atrás
VÍDEO: Um acidente com moto na tarde desta segunda-feira, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, deixou o trânsito congestionado, no trevo de acesso ao Centrode Eventosdo Pantanal.
-
CULTURA4 dias atrás
Escola estadual de Colíder organiza sarau em alusão ao mês da consciência negra