MATO GROSSO
Emanuel volta ex-vereador ao secretariado e descarta “fechar” Cuiabá por Covid e H3N2
MATO GROSSO
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou na noite desta terça-feira (11), em live semanal autodenominada de “Emanuel Como Ele É”, três mudanças no secretariado. Além disso, descartou qualquer possibilidade de impor restrições no comércio por conta do avanço da Covid-19 e do surto gripal da H3N2 que atingiu a Capital no início deste ano.
As mudanças no secretariado, porém, tratam-se de remanejamentos e retorno do ex-vereador Zito Adrien a equipe de secretários. No anúncio, o prefeito “reforçou” a pasta da saúde.
Ele “efetivou” a então secretária interina Suelen Aliend no comando da pasta. Antes, ela acumulava a Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria de Saúde desde o afastamento de Célio Rodrigues. “Grande companheira, grande técnica. Milita há 17 anos na saúde pública. É séria, dedicada e enérgica. Conhece o SUS como ninguém”, elogiou.
Para responder pelo Planejamento e Operações da Secretaria de Saúde, o prefeito remanejou o secretário de Turismo, o sindicalista Oscarlino Alves. O prefeito também destacou que se trata de um quadro técnico, já que Oscarlino é servidor de carreira da Saúde e foi, por vários anos, presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (Sisma).
“Grande referência sindical e baluarte da Saúde Pública. Vem desenvolvendo grande trabalho no Turismo, mas no momento preciso amarrar, criar uma blindagem e uma verdadeira seleção de técnicos na Secretaria de Saúde. A Saúde é o nosso foco e vamos avançar, corrigir os rumos. Se errar, vamos corrigir os erros. Mas vamos entregar Saúde muito melhor que recebemos”, colocou o prefeito.
Ele ainda elogiou o desprendimento de Oscarlino Alves para sair de uma secretaria “titular” para responder como adjunto. “Exemplo do Oscarlino é para toda minha equipe. Está deixando de ser secretário para ser adjunto para cumprir uma missão dada pelo prefeito”, destacou.
Por fim, para a pasta de Turismo, ele retorna para a gestão o ex-vereador Zito Adrien, que esteve até o fim do ano passado na pasta de Planejamento. Emanuel destacou que Adrien já foi secretário estadual de Turismo na gestão de Carlos Bezerra e também atuou na gestão de Blairo Maggi no setor.
“Conhece muito bem o setor e vai elaborar o plano de uma política de turismo verdadeira”, assinalou. Emanuel ainda avisou que novas mudanças na equipe de primeiro escalão acontecerão nos próximos dias.
SEM FECHA TUDO
Na live, o prefeito descartou aplicar medidas restritivas junto ao comércio para frear o avanço da Covid-19 em Cuiabá. De acordo com Emanuel, a Capital já tem a “receita” para superar essa nova fase de alta dos casos da Covid-19 e também da H3N2.
Emanuel explicou que a capital já aplicou cerca de 1 milhão de doses da vacina contra Covid. “Fechar o comércio não cabe mais, nem a sociedade aguentaria. Fechar Cuiabá jamais. Com a imunização avançando, a população tem reagindo bem ao avanço Covid-19. A nova variante ainda não chegou. Estamos resistindo graças a imunização da população, tanto em relação a influenza, como a Covid”, afirmou o prefeito.
O prefeito seguiu falando que as festas de fim de ano proporcionaram um aumento de casos da Covid e também o surgimento do surto gripal. “É só segurar um pouco as aglomerações – festas de fim de ano acabaram sufocando um pouco o sistema de saúde – que vamos superar essa fase da pandemia”, disse o prefeito confirmando a proibição das festas públicas e privadas no Carnaval.
FONTE/ REPOST: GILSON NASSER – FOLHA MAX
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásSetor produtivo demonstra preocupação com Simcar Assentamento e Compensação durante apresentação da Sema
-
MATO GROSSO5 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO5 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO5 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO5 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásSem fiscalização não há segurança: Sintap-MT reforça a importância do controle em Mato Grosso
-
ARTIGOS5 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão