Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretaria Municipal de Saúde promove ações alusivas ao Outubro Rosa em diversas unidades ao longo do mês

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá inicia suas ações alusivas ao Outubro Rosa com atividades voltadas à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. A campanha contará com uma extensa programação nas unidades básicas de saúde, que ofertarão diversos serviços para a comunidade.

Neste sábado (05), a Clínica da Família oferecerá, das 8h às 16h, uma série de serviços, como coleta de preventivo (CCO), atendimento médico, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação, serviços de ginecologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e práticas integrativas como auriculoterapia e reiki. Além disso, haverá atendimento odontológico para crianças e pesagem do Bolsa Família. Os interessados devem agendar previamente com os agentes comunitários de saúde ou diretamente na recepção da unidade.

Simultaneamente, a USF Jockey Club I e II também promoverá um dia de serviços, das 8h às 16h, incluindo coleta de CCO, testes rápidos para ISTs, atendimento médico, avaliação odontológica, pesagem do Bolsa Família, além de um bazar, distribuição de brindes e um “cantinho do chá” para os participantes.

O destaque da campanha será o Dia D, marcado para o dia 19 de outubro, quando várias unidades de saúde realizarão atividades simultâneas. Entre as unidades participantes estão:

Leia Também:  Empaer prevê comercializar 400 mil alevinos para recria e engorda até o final de abril

-USF Pedregal II – com café da manhã, roda de conversa, dinâmicas e atendimentos médicos, das 7h às 17h;
-USF Serra Dourada: com coffee break, consultas, sorteios de brindes e dinâmicas, das 8h às 16h;
-USF Novo Paraíso I: com encaminhamentos para mamografia e atendimento odontológico, das 8h às 16h;
-USF Grande Terceiro: com coleta de CCO, consultas médicas e práticas integrativas, das 7h às 15h;
-USF Cidade Verde: com serviços como educação em saúde, vacinação e consultas, das 7h às 17h;
-USF Ribeirão da Ponte: com palestras, consultas médicas, solicitações de mamografia e vacinação, das 8h às 17h.

Além destas ações, outros serviços também estão programados em diferentes unidades ao longo do mês de outubro:

-USF Dr. Fábio I: Em 11/10, das 7h às 16h30, serão oferecidos preventivo e solicitação de mamografia.
-USF Dr. Fábio II: Também no dia 11/10, haverá avaliação da mama e coleta de CCO.
-USF Jardim Imperial: No dia 11/10, durante a Feira do Imperial, será realizada uma busca ativa por pacientes, com convites à população para participar da ação.
-USF Residencial Coxipó III: No dia 26/10, das 7h30 às 15h30, ocorrerão consultas médicas, coleta de CCO, roda de conversa, sorteio de brindes, vacinação e café da manhã.
-USF Rio dos Peixes (extensão Barreiro Branco): Em 26/10, das 7h às 16h, serão oferecidos coffee break, palestras sobre saúde da mulher, atividades lúdicas, orientações e coleta de CCO agendados, além de encaminhamentos, se necessário.
-USF Pedra 90 V e VI: No dia 26/10, das 8h às 16h, acontecerão coleta de CCO, solicitações de mamografia, atualização vacinal com foco nas mulheres, conversa educativa sobre prevenção, avaliação bucal e entrega de kits de saúde bucal.
-USF Sucuri: Em 26/10, das 8h às 16h, com palestra, coleta de CCO, vacinação e consulta médica para o público-alvo.
-USF Coxipó do Ouro: Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, haverá mutirão com agenda aberta para a realização da campanha, incluindo testes rápidos de ISTs.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Governador anuncia Projeto de Lei para endurecer punições contra infratores ambientais em MT

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso online de Direito da Administração Pública

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA