Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Surto de gripe e casos de Covid-19 continuam a gerar cancelamentos de voos

Publicados

MATO GROSSO

O surto de gripe e o aumento de contaminações pela Covid-19, muito por conta da variante Ômicron, continuam a gerar cancelamento de voos das comapnhias aéreas. Em Mato Grosso, a Azul Linhas Aéreas, responsável pelo maior número de decolagens no estado, sofreu os impactos e se viu na necessidade de elaborar um plano de contingência, cancelando alguns ligações regionais e mantendo as ligações com grandes hubs.

A companhia cancelou os voos dos dias 17, 19, 21, 22, 24, 26, 28 e 31 deste mês, bem como de 1º e 3 de fevereiro entre Cuiabá e Sorriso. Para a próxima quinta-feira (13), a ligação entre Sinop e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), também não será operada.

A Azul Linhas Aéreas também decidiu cancelar voos de alta temporada que estavam sendo operados neste verão. As ligações diretas entre Cuiabá e Maringá, Presidente Prudente e Londrina também foram suspensas.

Somente nesta quarta-feira (12), conforme dados do Flight Radar, que acompanha os voos em tempo real do mundo todo, seis voos com destino a Cuiabá e a mesma quantidade partindo da capital mato-grossense, foram cancelados.

Leia Também:  Em Nova Mutum, 352 famílias serão beneficiadas com unidades do programa SER Família Habitação

Agora, os passageiros estão tendo que ir para os hubs da companhia, como é o caso do aeroporto de Viracopos, onde são obrigadas a fazer conexão e aumentar o tempo de viagem, inclusive passando por locais de grande movimento.

Tal situação tem causado ‘dor de cabeça’ para os clientes da companhia que estão precisando remarcar as passagens. Isso porque o site indicado pela Azul não está comportando o número de acessos e fica bastante lento ou cai no momento de escolher um voo diferente.

Os que não conseguem estão se deslocando para o aeroporto, onde tentam remarcar as passagens de forma presencial, o que também não é recomendado. Em Cuiabá, uma grande fila se formou na terça-feira (11) por conta do fato.

Em nota, a Azul disse não ter os números regionalizados de cancelamentos e explica que “por  razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus Tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo”

Leia Também:  Seplag promove torneio de vôlei em comemoração ao mês do servidor

“É importante ressaltar que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os Clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac”, finaliza a nota.

FONTE/ REPOST: WESLEY SANTIAGO- OLHAR DIRETO
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Crime da Maria Taquara - Juiz: motorista que esfaqueou colega "premeditou ação criminosa"

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Governador afirma que novo batalhão em Cuiabá é exemplo da “qualidade dos investimentos” na Segurança Pública

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA