TJ MT
Colaboradores surdos participam de evento que celebra parceria de cinco anos com o Poder Judiciário
TJ MT

Desde 2017, mais de 60 pessoas surdas passaram pelo projeto, que uniu o interesse da administração pública em digitalizar todos os processos físicos que ainda tramitavam na Segunda Instância com a inclusão social e promoção de oportunidades profissionais para pessoas com deficiência.
Nesta etapa final, participam 40 homens e mulheres surdos, de todas as idades, além de sete intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Ao longo desse período, a coordenação da equipe de pessoas surdas foi liderada pela servidora Janaína dos Santos Taques, chefe da Divisão de Feitos Cíveis e Criminais do Dejaux (Departamento Judiciário Auxiliar). Janaína conta que o trabalho desenvolvido pela comunidade surda foi incrível e excelente.

Falando diretamente para eles em Libras, a Janaína ressaltou que o trabalho deles fez parte da história da Justiça de Mato Grosso e que todo o aprendizado recebido deve ser levado não apenas para o campo profissional, mas para a vida.
O coordenador judiciário do TJMT, Bruno José Fernandes, agradeceu pela eficiência e eficácia com que os colaboradores surdos trabalharam no Poder Judiciário, ressaltando que o evento de encerramento expressa a gratidão pelos anos de partilha.

Bruno destacou ainda que o trabalho desenvolvido pela comunidade surda refletiu em grandes feitos para o Poder Judiciário, como a possibilidade do trabalho em home office praticado durante a pandemia e o crescimento dos sistemas como o PJe.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida da reunião realizada entre os colaboradores surdos e servidores do tribunal no plenário da Turma Recursal. Alguns estão em pé e outros sentados em cadeiras pretas. Todos estão com as palmas abertas fazendo o sinal de aplausos em Libras.
Segunda imagem: foto horizontal colorida da colaboradora Táfila. Ela concede entrevista à TV.JUS e tem seus sinais interpretados pela tradutora, que está ao seu lado. Táfila tem cabelos loiros longos, veste vestido rosa, usa crachá e está com as mãos estendidas falando em Libras. À sua direita, a intérprete Leticia fala ao microfone. Ela veste terno preto e usa óculos.
Terceira imagem: foto horizontal colorida da servidora Janaína concedendo entrevista à TV.JUS e Rádio TJ. Ela olha para a frente enquanto fala diante de um microfone e um celular, veste blusa e terno pretos e tem cabelos loiros encaracolados.
Quarta imagem: foto horizontal colorida do servidor Bruno Fernandes concedendo entrevista diante de um microfone e um celular. Ele veste camisa azul, olha para baixo, tem cabelos e barba grisalhos.
Mylena Petrucelli/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador