Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Contadores credenciados irão acelerar cálculo de custas e desafogar Contadorias

Publicados

TJ MT

Com intuito de acelerar os cálculos de custas judiciais e desafogar Contadorias oito contadores credenciados pela Poder Judiciário por meio da Corregedoria-Geral da Justiça(CGJ) iniciaram os trabalhos em unidades judiciárias da primeira instância do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Ao todo dez contadores foram habilitados para cadastro de reserva após processo seletivo regularizado pelo Provimento TJMT/CM N° 25, de 28 de setembro de 2021. Destes seis estão atuando junto a Contadoria do Fórum de Cuiabá, realizando cálculos para a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Vara Especializada de Direito Bancário da Capital, Juizados Especiais e Justiça Comum da Capital, um está alocado na Comarca de Cáceres e outro na Comarca de Chapada dos Guimarães.
 
“Eles iniciaram o serviço há uma semana e nós já sentimos a diferença na produtividade. Nós inclusive já conseguimos baixar uma demanda grande no sistema, pois eles já trabalharam em mais de 50 processos. Isso é muito salutar para uma área que possui um grande congestionamento. E a tendência é melhorar nas próximas semanas, à medida que eles vão se acostumando e se adaptando com as particularidades do Sistema Judiciário. Estão de parabéns pela dedicação, assim como o corregedor Zuquim pela iniciativa”, afirma a gestora da Contadoria do Fórum de Cuiabá, Angélica Vilalva Guimarães.
 
Segundo a diretora Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), Karine Marcia Lozich Dias, que irá fiscalizar, acompanhar e supervisionar o cumprimento das metas estabelecidas para os contadores, eles irão elaborar cálculos e análise de documentos contábeis de maior complexidade.
 
“A prestação de serviço desses profissionais da área de contabilidade é um avanço e um grande ganho para o Primeiro Grau de jurisdição. Eles irão realizar diversos cálculos como: avaliação dos fundos de comércio; apuração de valor patrimonial de participações, quotas ou ações; implantação e aplicação dos planos de depreciação, amortização e diferimento, bem como de correções monetárias e reavaliações, entre outros.”, explica Karine.
 
O Daje inclusive já promoveu uma série de reuniões com a equipe de contadores. “Realizamos um primeiro encontro de maneira virtual com a equipe do Daje, o coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto e os juízes auxiliares da CGJ, Emerson Cajango e João Thiago de França Guerra, além de uma reunião presencial para dar as boas vindas e outra para orientar sobre o Sistema de Informação Correspondente (GPSem). Apesar da possibilidade de trabalho remoto, nós separamos um espaço no Fórum de Cuiabá para eles ficarem, já que nesse inicio muitas dúvidas irão surgir e é uma maneira de dar celeridade”, destaca Karine.
 
A diretora pontua ainda que os contadores estão habilitados e credenciados por dois anos, com opção única de prorrogação de contrato por igual período, contado do prazo da data da publicação da decisão de sua homologação no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
 
Larissa Klein  
Assessoria de imprensa CGJ
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Encontro de Vice-Presidentes firma compromissos em Carta de Cuiabá
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juízes substitutos são capacitados sobre Controle de Informações Administrativas
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA