Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

De dentro da cadeia, reeducandos colaboram com infraestrutura de Mirassol D'Oeste

Publicados

TJ MT


Reeducandos que cumprem pena na Cadeia Pública de Mirassol D’Oeste colaboram com a sociedade por meio de trabalhos realizados dentro do presídio. As frentes de trabalho intramuros são fábrica de blocos de cimento, serralheria e horta com vegetais que são doados à instituições filantrópicas da cidade.
 
A estimativa é que os detentos produzam 80 mil peças de bloquetes ao mês, o equivalente a pavimentar 800 metros de rua. Na horta, a meta é doar 700 pés de alface mensalmente.
 
Sidmar Henrique Contardi, 31 anos, é profissional da área de serralheria desde 2006. Transferido para a Cadeia de Mirassol D’Oeste em março, já iniciou o trabalho de fabricar as formas dos bloquetes, além de outros serviços demandados pela unidade prisional.
 
“Eu batalhei muito para chegar até aqui. Fiquei um ano e dez meses fechado para conseguir essa oportunidade. Além da remição, ocupa a cabeça e podemos sair daqui como trabalhadores aperfeiçoados”, pontua.
 
A horta da unidade prisional produz alface hidropônica, quiabo, agrião, pimenta, cebolinha, capim cidreira e boldo. Responsável pela atividade, João Felipe Debran, 27 anos, vem de família que trabalha com agricultura. Para ele, a oportunidade é muito boa e importante. “Isso para mim é o que eu gosto. É um belo começo para sair na ressocialização uma pessoa diferente, modificada, com outros pensamentos e nos ajuda a tirar um pouco do estresse”.
 
A gestão do trabalho intramuros é feita pelo diretor da cadeia, Fabio Araújo Porangaba. Confiança, comprometimento e respeito são as chaves para que a iniciativa dê certo. “Para fazermos a gestão, temos que ter a colaboração dos meus parceiros, policiais penais, passar liderança, respeito para o segregado e temos que ter o respaldo dos Poderes. Esses elos são fechados e comprometidos, o que gera ótimos resultados”, destaca o diretor da cadeia, Fabio Araújo Porangaba.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Primeira imagem: Foto horizontal do reeducando Sidmar curvado ao chão operando a máquina de serralheria, com faíscas. Ao fundo, vemos tijolos. 
Segunda imagem: Foto horizontal do reeducando João Felipe mexendo nas mudas de alface plantadas no sistema hidropônico com uso de canos. Ao fundo, vemos a tela da horta, os arames farpados do muro da cadeia e um pé de mamão.
Terceira imagem: Foto horizontal do canteiro de obras da Cadeira de Mirassol. Há três homens trabalhando na fabricação dos blocos, virando a forma e ajustando as peças, agachados. Em pé, ao lado, está o diretor Fabio. Ele veste farda preta e usa colete à prova de balas e uma arma junto ao tórax.
 
Mylena Petrucelli (Texto e fotos – De Mirassol D’Oeste)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gabarito provisório da seleção de conciliadores e mediadores em Jaciara é divulgado
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nota de falecimento
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA