Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Drones são usados para plantar sementes no Dia da Árvore em Itiquira

Publicados

TJ MT

Os drones podem fazer muitas coisas além de filmar e tirar fotos. Os robozinhos aéreos foram utilizados para lançar sementes e plantar árvores, em Itiquira (307 km ao sul de Cuiabá). A iniciativa, que celebrou o Dia da Árvore, aconteceu nesta quarta-feira (21/09), nas margens do Rio Itiquira. Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretária do Meio Ambiente do município, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e alunos do 1º ao 6º ano da Escola Estadual Dom Aquino participaram do evento.
 
“Aproveitamos o Dia da Árvore para realizar um encontro com os alunos com o intuito de conscientizar sobre esse tema tão importante que é a sustentabilidade. Tanto o MP quanto a Secretária do Meio Ambiente são bastante engajados nessa área e não poderíamos ficar de fora. A conscientização de jovens acerca da prática de restauração de ecossistemas é inclusive uma das metas da ONU para a década 2021-2030. Essa iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso (Prorad) e há quatro anos diversas árvores foram plantadas e hoje pudemos ver como elas se desenvolveram. A ideia é fazer um trabalho continuo na região”, destaca a juíza, Fernanda Mayumi Kobayashi.
 
Durante o evento a espécie escolhida para ser semeada foi o feijão-de-porco, adubo verde bastante eficiente como fixador natural de nitrogênio, que facilita o crescimento e a germinação de outras espécies de planta nativa. “De acordo com a explicação do Normandes Matos, biólogo e professor no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade, o uso dos drones nessa tarefa diminui em muito a exposição de pessoas a riscos diversos, como a presença de animais silvestres”, contou a magistrada.
 
Na oportunidade também foram mostradas cápsulas utilizadas na distribuição dessas sementes e que facilitam a formação de “ilhas” ou núcleos de vegetação (nucleação florestal) com espécies diversas da flora. As cápsulas são feitas com papelão e possuem uma pequena entrada de luz para permitir a germinação.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto vertical colorida. Drone está sobrevoando a área que receberá as sementes.  Foto 2: Foto horizontal colorida. Todos os participantes estão perfilados em pé, em baixo de uma tenda. 
 
Larissa Klein  
Assessoria de Imprensa CGJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tribunal investe em melhorias e aumenta links de internet em todas as comarcas
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Expedição Araguaia-Xingu leva serviços e dignidade à população de Luciara
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA