TJ MT
Esmagis-MT e Associação dos Procuradores do Estado vão compartilhar atividades de capacitação
TJ MT
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), e a Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) firmaram o Termo de Cooperação Técnica n. 05/2022, que tem por objetivo a cooperação entre as suas respectivas escolas visando o compartilhamento de atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional a seus membros e servidores. A iniciativa é válida nas modalidades presencial, virtual e à distância.Segundo a vice-diretora da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, a escola judicial da Apromat tem a função precípua de estar constantemente atualizando os procuradores e essa é a mesma função da Esmagis: atualizar os magistrados.
“Aproximar as duas escolas, que têm um interesse comum de atualização de seus profissionais, é muito importante tanto para a Apromat quando para a Esmagis, porque faremos uma troca de informações. Veremos o lado de ambos e, no momento em que alunos de cursos, de webinários, estiverem juntos, haverá troca de conhecimento. Eles poderão colocar seus pontos de vista e haverá uma melhoria na educação. Essa parceria é muito importante para que falemos a mesma língua e consigamos resolver os problemas jurídicos da população da melhor forma possível, em harmonia”, pontuou.
De acordo com a diretora da Escola Superior da Advocacia Pública da Apromat, Julyana Lannes Andrade, é uma enorme satisfação para a Escola da Apromat a celebração deste Termo de Cooperação Técnica com a Esmagis, porque ele permite um estreitamento de relações entre a Procuradoria do Estado e o Judiciário mato-grossense, com ampliação de ofertas de cursos e capacitação para os servidores públicos de ambas as áreas.
“Além do compartilhamento de cursos, a cooperação vai permitir um compartilhamento de estrutura física para a realização dos eventos, que é uma grande carência da nossa escola. Enfim, é uma louvável união de esforços de escolas jurídicas, na busca de ampliar a disseminação de conhecimento e que pode até mesmo trazer como consequência uma melhoria do diálogo institucional. Assim esperamos”, pontuou.
Já o juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, responsável pelo termo, destaca que parcerias são sempre importantes, pois representam a oportunidade de ver todos os atores que lidam com o direito público juntos. “Assim podem pensar e formatar encontros e seminários que busquem uma melhoria dos serviços, uma melhor compreensão nessa área do direito público e, consequentemente, uma melhor utilização dessa matéria. O termo foi assinado, já foi dado início às conversas com a Apromat, que tem um evento programado, e a Esmagis vai participar, colaborando para que esse evento seja um sucesso.”
Dentre as atividades previstas, a cooperação técnica consiste em desenvolver conjuntamente atividades pedagógicas, notadamente cursos de formação, capacitação, atualização e aperfeiçoamento; disponibilizar, entre si, vagas ou acesso a eventos e cursos oferecidos ou contratados a seus membros e servidores, entre os quais conferências, congressos, seminários, simpósios, webinários, e encontros regionais; elaborar projetos e programas de pesquisa, estudo e produção científica entre escolas; disponibilizar artigos, conclusões de pesquisas e estudos, atos normativos e decisões que tenham fundamentos éticos, humanitários e/ou sociológicos, em seus sítios eletrônicos, periódicos ou revistas; etc.
O prazo de vigência do termo será de 24 meses, a contar da data de assinatura, podendo ser prorrogado mediante Termo Aditivo. Esse termo foi disponibilizado na edição n. 28.219 do Diário Oficial do Estado, no dia 5 de abril (página 119).
O documento também foi assinado pela presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, pelo diretor da Esmagis-MT, desembargador Marcos Machado, e pelo presidente da Apromat, Igor Veiga Carvalho Pinto Teixeira.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1 – imagem do brasão da escola, quadrada, colorida em verde e dourado. Contém os textos: Esmagis-MT, 36 anos, desde 13.06.1985.
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:
TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO6 dias atrásMais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS6 dias atrásTecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS3 dias atrásDia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS6 dias atrásEspecialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS2 dias atrásCanetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações