TJ MT
Explicando Direito aborda alienação parental e o impacto na vida das crianças e dos pais
TJ MT

De acordo com o magistrado, alienação parental é um comportamento que ocorre quando um dos genitores ou até mesmo pessoas próximas à criança buscam manipular o vínculo afetivo entre a criança e o outro genitor. Essa conduta traz consequências graves para a saúde mental das vítimas, sejam elas pai, mãe, avó, filhos ou filhas.
Os danos causados pela alienação parental foram destacados principalmente na saúde mental dos filhos(as), manifestando sentimentos de culpa, ansiedade, depressão e baixa autoestima. Eles(as) ainda podem desenvolver dificuldades nos relacionamentos interpessoais e enfrentar problemas de comportamento.
As consequências jurídicas para o genitor alienante, ou seja, aquele que promove a alienação, pode ser multa, alteração da guarda e da visitação e até mesmo a suspensão da autoridade parental.
Na entrevista, o magistrado observou a importância de conscientizar a sociedade sobre os danos causados pela alienação parental e promover ações que visem à promoção de um ambiente familiar saudável, a fim de garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Esmagis-MT em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 8h15, e nos intervalos da programação diária.
O material também é disponibilizado nos sites da Esmagis-MT, da Rádio TJ e da Rádio ALMT.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito a palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com a foto do convidado, o tema do programa –Alienação Parental – e o nome do convidado – juiz Cássio Leite de Barros Neto . Na parte inferior os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
Da Rádio TJ, Elaine Coimbra.
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO6 horas atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças