Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Gestão da Qualidade no Poder Judiciário é tema de aula em curso de formação de juízes substitutos

Publicados

TJ MT


Implementação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade no Poder Judiciário como importante ferramenta para o andamento eficiente da Comarca foi um dos temas abordados na tarde desta quinta-feira (4 de fevereiro) durante o Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), destinado aos 25 juízes substitutos recém-empossados. As explicações foram passadas pelo juiz auxiliar da Corregedoria de Mato Grosso e do Conselho Nacional de Justiça, Emerson Luis Pereira Cajango, durante a aula presencial realizada na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT).
 
Um dos pontos específicos abordados foi o método de gestão PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) em que, segundo ele, o ciclo é contínuo e deve sempre ser refeito com a ajuda da equipe que os novos magistrados terão no interior do Estado. “Quem é a equipe de vocês? Servidores do Gabinete e do Cartório. Vocês serão juízes de Vara Única e todo mundo é equipe. Comigo se reúne até quem faz a limpeza do chão e a guarda. Trabalha no Fórum é equipe e você precisa contar com eles. Vai fazer reuniões setorizadas. O guarda não precisa participar da reunião que vai tratar da Meta 2, mas precisa do alinhamento quanto à questão de fluxo no ambiente, uso de máscara, por exemplo.”
 
Outro ponto importante abordado foi o fato de que cada unidade judiciária tem seu próprio sistema de gestão específico. “Ao chegar na unidade o que é preciso? Conhecer quem são os usuários de processos de trabalho, manter comunicação interna atualizada, treinar e valorizar sua equipe, não esqueçam desta parte que é muito importante. Também é preciso incentivar a criatividade e inovação nas práticas de trabalho, fomentar as novas ideias, harmonizar, gerenciar o ambiente de trabalho.”
 
Durante a aula, os alunos puderam tirar dúvidas e participar ofertando experiências já vividas por eles.
 
Também foram abordados os seguintes assuntos: Direcionadores Estratégicos; Comunicação Interna; Implementação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade no Poder Judiciário; Organização do Ambiente de Trabalho; Infraestrutura; Monitoramento da Produtividade (medição, análise e melhoria de processo de trabalho); Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Ordem dos Advogados do Brasil e o Judiciário; Ministério Público e o Judiciário.
 
Saiba mais sobre o assunto lendo as matérias correlatas abaixo. Para conhecer a íntegra do Curso Oficial de Formação Integral acesse esse link
 
 
 
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Livros sobre temas do Direito promovem debates e reflexões com autores durante evento no Judiciário
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário inaugura Escritório Social em Rondonópolis
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA