Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Judiciário e Polícia Militar lançam nova edição do Projeto Agente Ambiental Mirim

Publicados

TJ MT

O Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, lançou nessa segunda-feira (30) o Projeto Agente Ambiental Mirim – destinado a 60 alunos na faixa etária de 9 a 12 anos da Escola Estadual Rodolfo Augusto de Curvo, no bairro Paiaguás, em Cuiabá.
 
Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e formar cidadãos preparados para o futuro são os principais objetivos do projeto, que já está em sua 7ª edição.
 
“Sempre fomos parceiros da Polícia Militar, temos vários projetos que trabalham vocacionados para crianças em fase escolar como forma de reforçar a consciência pela preservação do meio ambiente. Buscamos parcerias com o poder público e com as redes estadual e municipal de ensino, de modo que possamos transmitir essas mensagens”, pontuou o juiz titular do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Rodrigo Curvo.
 
Durante a solenidade de lançamento realizada no Comando Geral da PM em Cuiabá, os agentes mirins assistiram à palestra do magistrado sobre a preocupação ambiental do Poder Judiciário, aprenderam sobre o Projeto Verde Novo e suas linhas de atuação ambiental, interagiram respondendo perguntas sobre o meio ambiente e ganharam prêmios.
 
“É bem legal ser agente mirim. Vamos fazer treinamento, plantar, aprender a cuidar dos animais e das plantas, achei muito legal”, constatou a pequena Maria Sophia, de 9 anos, aluna do 4º ano.
 
A escolha da unidade escolar contemplada com o projeto se deu por meio da atuação do Conselho de Segurança Elson Rocha da Silva, que representa 24 bairros de Cuiabá. A representante da instituição, Janete Aparecida Sterza, já conhece o projeto e afirma que ele contribui muito para a formação dos alunos e para a comunidade. “Esse projeto é muito bom. Além de ensinar a preservação do meio ambiente, ensina a disciplina, a participação dos pais e a boa convivência. Ele contribui muito para a formação do cidadão”.
 
As crianças terão acesso a práticas de ecologia, noções de biologia, reconhecimento de fauna e flora, estudos sobre os biomas de Mato Grosso, além de conceitos de sustentabilidade e meio ambiente. Os encontros são semanais.
 
“Lançamos nessa oportunidade por conta do Dia Internacional do Meio Ambiente. A proposta é fazer deles multiplicadores, além de fomentar uma abordagem mais crítica sobre as questões ambientais que existem hoje”, enfatizou o comandante do Batalhão Ambiental, tenente coronel Fagner Augusto do Nascimento.
 
Ao final do evento, os agentes ambientais mirins fizeram o plantio simbólico de árvores do Projeto Verde Novo no pátio da unidade de segurança.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida do evento de lançamento do projeto, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar. À direita há várias crianças em pé, vestindo uniformes verdes e usando bonés com estampa militar. À esquerda estão as autoridades, dentre elas o juiz Rodrigo Curvo e policiais ambientais.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida. O juiz Rodrigo Curvo fala ao microfone diante de um púlpito de madeira e diante dele estão as crianças sentadas em cadeiras brancas assistindo à palestra. No palco há um banner grande escrito Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e no chão há vários objetos que representam animais do cerrado.
Terceira imagem: Foto horizontal colorida de nove crianças agentes mirins fazendo o plantio de uma muda de árvore. Elas estão em pé em uma roda em volta da muda e uma criança segura um regador e molha a planta.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tribunais em Ação: Judiciário e Tribunal de Contas levam capacitação para o Polo de Rondonópolis
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Corregedoria capacita mais de 250 gestores judiciários sobre Painéis Ciência de Dados
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA